ECOLOGIA QUÍMICA EM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: MECANISMOS QUÍMICOS DE INTERAÇÃO INSETO - PLANTA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_EEQ_5Resumo
A Ecologia Química é um campo de estudo que investiga os compostos secundários produzidos por plantas e insetos, essenciais para suas interações ecológicas. A coevolução entre esses organismos é caracterizada por uma complexa comunicação química, mediada por feromônios intraespecíficos e aleloquímicos interespecíficos. Além disso, esses compostos também desempenham um papel na indução de respostas de defesa nas plantas, afetando as interações tritróficas. A compreensão dessas interações é crucial para o desenvolvimento de estratégias de manejo e conservação eficazes para proteger os ecossistemas terrestres. O objetivo geral deste trabalho foi investigar os mecanismos químicos de interação entre insetos e plantas em um projeto de intervenção pedagógica em ecologia química, visando compreender essas interações e seus impactos ambientais. Desdobrando-se em três objetivos específicos, tais quais: identificar os principais compostos químicos nessas interações por meio de revisão bibliográfica, avaliar o impacto das atividades pedagógicas na compreensão dos alunos usando questionários antes e depois das atividades, e analisar os resultados para verificar a eficácia das estratégias utilizadas e sua contribuição para o entendimento dos participantes sobre os mecanismos de interação inseto-planta. O trabalho adota uma abordagem qualitativa, buscando compreender fenômenos sociais e humanos, com flexibilidade metodológica para adaptações conforme a necessidade do estudo. Classificado como pesquisa exploratória, visa à familiarização com o problema e geração de insights para investigações mais aprofundadas. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o estudo e promover mudanças na realidade estudada. O projeto de intervenção incluiu atividades como apresentações, questionários, extração e identificação de compostos químicos, culminando na análise das respostas para avaliação do impacto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carla Jovania Gomes Colares, Antonio Rhamon da Silva Belem, Fabiana Melo de Oliveira, Juscicleide Pereira de Oliveira, Lindaci Martins Bernardo, Ângela Franciely Machado, Túllio Teixeira Deusdará, Juliana Barilli, Damiana Beatriz Da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.