DE ESPAÇOS RESIDUAIS A CANTEIROS EXPERIMENTAIS: ESTUDOS SOBRE A FLORA RUDERAL NAS IMEDIAÇÕES DO CÓRREGO ÁGUA DO SOBRADO, EM BAURU (SP)
studies on the ruderal flora in the vicinity of the Água do Sobrado stream, in Bauru (SP)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.18Palavras-chave:
flora ruderal, várzeas urbanas, canteiro experimental, áreas residuaisResumo
Comumente chamadas de forma depreciativa de “ervas daninhas” ou “mato”, as plantas ruderais, apresentam aspectos de resiliência e persistência ainda pouco reconhecidos no campo do paisagismo. Em certos casos, os conjuntos por elas formados podem assemelhar-se a refúgios à diversidade (CLÉMENT, 2005) em espaços subutilizados no cotidiano dos centros urbanos, estabelecendo consórcios entre si e com outros seres, favorecendo processos de regeneração. Representando um rol extenso de espécies de caráter pioneiro e ciclo breve, essas plantas são precursoras de sucessão ecológica, permitindo a ocorrência de espécies mais exigentes e contribuindo nas relações ecossistêmicas. Em virtude do exposto, este trabalho tem como objetivo principal reconhecer as ocorrências da flora ruderal e as dinâmicas que estabelecem em espaços residuais do Córrego Água do Sobrado (afluente do Rio Bauru), estudando os processos de regeneração e diversificação paisagística a serem assimilados no meio urbano contemporâneo. Além disso, relata as experimentações feitas e os resultados obtidos a partir do canteiro experimental da flora ruderal criado no campus da UNESP de Bauru. Mediante ida a campo, coletas botânicas feitas nas áreas limítrofes ao córrego, herborização das espécies e experimentações realizadas no canteiro experimental, busca-se compreender as dinâmicas naturais das ruderais propondo um revigoramento do repertório botânico existente e novo olhar acerca do exercício de projetar no paisagismo contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Antonio Ernesto Pin, Arthur Simões Caetano Cabral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
