DE ESPAÇOS RESIDUAIS A CANTEIROS EXPERIMENTAIS: ESTUDOS SOBRE A FLORA RUDERAL NAS IMEDIAÇÕES DO CÓRREGO ÁGUA DO SOBRADO, EM BAURU (SP)

studies on the ruderal flora in the vicinity of the Água do Sobrado stream, in Bauru (SP)

Autores

  • Marcos Antonio Ernesto Pin Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - UNESP Bauru
  • Arthur Simões Caetano Cabral Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.18

Palavras-chave:

flora ruderal, várzeas urbanas, canteiro experimental, áreas residuais

Resumo

Comumente chamadas de forma depreciativa de “ervas daninhas” ou “mato”, as plantas ruderais, apresentam aspectos de resiliência e persistência ainda pouco reconhecidos no campo do paisagismo. Em certos casos, os conjuntos por elas formados podem assemelhar-se a refúgios à diversidade (CLÉMENT, 2005) em espaços subutilizados no cotidiano dos centros urbanos, estabelecendo consórcios entre si e com outros seres, favorecendo processos de regeneração. Representando um rol extenso de espécies de caráter pioneiro e ciclo breve, essas plantas são precursoras de sucessão ecológica, permitindo a ocorrência de espécies mais exigentes e contribuindo nas relações ecossistêmicas. Em virtude do exposto, este trabalho tem como objetivo principal reconhecer as ocorrências da flora ruderal e as dinâmicas que estabelecem em espaços residuais do Córrego Água do Sobrado (afluente do Rio Bauru), estudando os processos de regeneração e diversificação paisagística a serem assimilados no meio urbano contemporâneo. Além disso, relata as experimentações feitas e os resultados obtidos a partir do canteiro experimental da flora ruderal criado no campus da UNESP de Bauru. Mediante ida a campo, coletas botânicas feitas nas áreas limítrofes ao córrego, herborização das espécies e experimentações realizadas no canteiro experimental, busca-se compreender as dinâmicas naturais das ruderais propondo um revigoramento do repertório botânico existente e novo olhar acerca do exercício de projetar no paisagismo contemporâneo.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Ernesto Pin, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - UNESP Bauru

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Arthur Simões Caetano Cabral, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - UNESP Bauru

Professor assistente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Pin, M. A. E., & Cabral, A. S. C. (2025). DE ESPAÇOS RESIDUAIS A CANTEIROS EXPERIMENTAIS: ESTUDOS SOBRE A FLORA RUDERAL NAS IMEDIAÇÕES DO CÓRREGO ÁGUA DO SOBRADO, EM BAURU (SP): studies on the ruderal flora in the vicinity of the Água do Sobrado stream, in Bauru (SP). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(2). https://doi.org/10.20873/2025_ENEPEA_v12n2.18

Edição

Seção

ENEPEA 2024

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.