ANÁLISE DO SOLO, DA ÁGUA E DE PRODUTOS DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES

Autores

  • Klenicy Yamaguchi UFAM
  • Elias Ferreira Castro UFAM

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8144

Resumo

A química está presente no dia-a-dia e utilizar materiais conhecidos pelos discentes torna-se uma ferramenta importante para facilitar o processo de aprendizagem significativa dos discentes. O objetivo desta pesquisa foi realizar a análise o pH do solo, da água de um igarapé e de materiais comuns do cotidiano doméstico como atividade experimental do conteúdo de ácido-base para discentes do terceiro ano do ensino Médio de uma escola pública no município de Coari, Amazonas, Brasil. Para tanto, utilizou-se indicador natural de repolho roxo e indicador de papel,  classificando os materiais em ácido, base e neutros. A atividade realizada teve a participação e interesse dos discentes, sendo uma alternativa simples e de baixo custo para explicar o conteúdo de ácido-base nas aulas de química, tornando o aprendizado mais significativo.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Yamaguchi, K., & Castro, E. F. . (2020). ANÁLISE DO SOLO, DA ÁGUA E DE PRODUTOS DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁCIDOS E BASES . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(1), 146–156. https://doi.org/10.20873/uftv7-8144

Edição

Seção

Artigos