CERTIFICAÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE UPGRADING NA CADEIA DE VALOR DO LEITE EM PALMAS/TO

Autores

  • Alessandra Polastrini Universidade Federal do Tocantins
  • Manoel Xavier Pedroza Filho Embrapa Pesca e Aquicultura/ Universidade Federal de Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-10506

Resumo

A cadeia leiteira em Palmas, Tocantins, é relevante socialmente e possui lacunas que pedem intervenção, como a alta informalidade. O propósito deste estudo foi elencar certificações que promovam a ascensão de produtores de leite para melhores posições dentro da cadeia global de valor do leite no município de Palmas. O estudo consistiu em entrevistas a 58 atores da cadeia leiteira de Palmas em outubro de 2019. A estrutura teórica adotada foi a cadeia global de valor, focando na dimensão upgrading, que considera as diferentes possibilidades de melhoria da posição dos atores na cadeia de valor. Verificou-se uma alta informalidade entre os produtores entrevistados (77,5%), sendo que apenas 10% comercializam formalmente a produção láctea e 5% possuem Selo Artesanal. Foi verificado interesse na formalização, embora a assimetria de informação e poder sejam barreiras significativas. Certificações como S.I.M., S.I.E., Selo Artesanal, Produto Orgânico e leite A2 constituem em caminhos para upgrading, agregando maior valor aos produtos e segurança financeira ao produtor. A conquista de certificações depende de aspectos que envolvem não apenas os atores da cadeia mas também o Poder Público.

Biografia do Autor

Alessandra Polastrini, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Desenvolvimento Regional no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Biologia (2017) pelo Centro Universitário Claretiano. Graduada em Zootecnia (Bacharel) pela Universidade Católica do Tocantins (2011) e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Claretiano (2016). Trabalhou como professora pelo Fundo Nacional de Solidariedade - FNS (2015) e Gerente de Produção da Phostins Nutrição Animal (2015). Desenvolve pesquisas sobre a cadeia produtiva do leite utilizando a Global Value Chain, desenvolvimento regional e ensino. 

Manoel Xavier Pedroza Filho, Embrapa Pesca e Aquicultura/ Universidade Federal de Tocantins.

Doutor em Economia pelo SupAgro Montpellier / França (2010). Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural (2006) e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001). Pesquisador em economia e gestão da inovação da Embrapa Pesca e Aquicultura. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Tocantins. Experiência em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de economia agrícola, cadeias globais de valor, organização de produtores, gestão da inovação e desenvolvimento regional. Atualmente coordena o Projeto Componente Economia de Setor Aquícola, dentro do Projeto em Rede BRS Aqua (BNDES/EMBRAPA/MAPA).

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

Polastrini, A. ., & Xavier Pedroza Filho, M. . (2021). CERTIFICAÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE UPGRADING NA CADEIA DE VALOR DO LEITE EM PALMAS/TO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(2), 119–138. https://doi.org/10.20873/uftv8-10506

Edição

Seção

Artigos