COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DETERMINADA E A DECLARADA DE PÃES DE QUEIJO DE DIFERENTES MARCAS

Autores

  • Rodrigo Barbosa Monteiro Cavalcante Universidade Federal de Goiás
  • Maria Lemes Campos Rodrigues Ferro Universidade Federal de Goiás
  • Renata de Souza Machado Universidade Federal de Goiás
  • Tiago Dias Universidade Federal de Goiás
  • Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359365220196Especialp79

Resumo

O pão de queijo é um produto que apresenta ótima aceitação e a venda de massas congeladas promove maior praticidade e disseminação do produto. O presente estudo visou determinar a composição centesimal e comparar com os teores de macronutrientes e valor calórico contidos nos rótulos de pães de queijo congelados. Foram analisados pães provenientes de 6 marcas. A umidade foi determinada até obtenção de peso constante em estufa a 105 °C e o teor de cinzas após calcinação das amostras em mufla a 550 °C. O teor de lipídios foi obtido por extração a frio e a concentração de proteínas pelo método Micro-Kjeldahl. Os carboidratos foram calculados por diferença e o valor calórico total de acordo com os fatores de conversão de Atwater. Os pães de queijo analisados apresentaram elevada umidade e teores de cinzas condizentes com o relatado na literatura. Em relação aos macronutrientes, destacaram-se os carboidratos e lipídeos. Conforme os dados obtidos, pode-se caracterizar o pão de queijo como um produto de elevado valor calórico. Apesar da discordância entre os resultados determinados e os declarados, essa comparação deve ser feita com cautela devido à ausência de informações sobre os métodos utilizados na determinação dos constituintes dos rótulos.

Biografia do Autor

Maria Lemes Campos Rodrigues Ferro, Universidade Federal de Goiás

2015/2 - 2020 Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás; 2018 - 2022 Cursando o primeiro nível do curso de inglês do centro de línguas da UFG.

Renata de Souza Machado, Universidade Federal de Goiás

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Hugo(2014). Atualmente é da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Nutrição.

Tiago Dias, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Química Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2013). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFG (2016). Possui experiência em química analítica de alimentos, indústria de processamento de óleos vegetais, docência e atualmente trabalha como químico no Laboratório de Nutrição e Análise de Alimentos da Universidade Federal de Goiás.

Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Professora Titular da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT/UFG). Bacharel em Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ), Mestre e Doutora em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade de São Paulo (FCF/USP), Pós-Doutora pelo departamento Food & Biobased Research, da Wageningen University Research (WUR/Wageningen, Holanda). Atua nas áreas de Nutrição & Saúde e Ciência dos Alimentos. Exerce pesquisas nos temas: Qualidade Física, Química, Nutricional, Sensorial, Microbiológica e Funcional dos Alimentos; Processamento por Extrusão Termoplástica e Ultra Alta Pressão; Compostos Bioativos; Marketing em Alimentação e Nutrição e Rotulagem de Alimentos. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Conselheira do Conselho Regional de Nutrição primeira Região (CRN-1) (2016-2019). Discente e docente (voluntária) da Fundação Logosófica em prol da Superação Humana. Consultora ad hoc de Periódicos Científicos Nacionais e Internacionais. Autora de diversas publicações e artigos científicos regionais, nacionais e internacionais.

Referências

ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTRY – AOAC. Official Methods of Analysis of the AOAC International. 16 ed. Arlington: AOAC, 2005. 1025p.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Ministério da Saúde. Consulta Pública n° 80, de 11 de setembro de 2001. Regulamento Técnico para fixação de identidade e qualidade de massa de pão de queijo e mistura para o preparo de pão de queijo. Diário Oficial da União de 12 de setembro de 2001.

CAVALCANTE, R. B. M.; MORGANO, M. A.; SILVA, K. J. D.; ROCHA, M. M.; ARAÚJO, M. A. M.; MOREIRA-ARAÚJO, R. S. R. Cheese bread enriched with biofortified cowpea flour. Ciência e Agrotecnologia. v. 40, n. 1, p. 97-103, 2016.

FISBERG, R. M.; MARCHIONI, D. M. L.; COLUCCI, A. C. A. Avaliação do consumo alimentar e da ingestão de nutrientes na prática clínica. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, São Paulo, v. 53, n. 5, p. 617-24, 2009.

MACHADO, A.V.; PEREIRA, J. Efeito do escaldamento nas propriedades tecnológicas e reológicas da massa e do pão de queijo. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.34, n.2, p.421-427, Apr. 2010.

MINIM, V. P. R.; MACHADO, P. T.; CANAVESI, E.; PIROZI, M.R.. Perfil sensorial e aceitabilidade de diferentes formulações de pão de queijo. Ciênc. Tecnol. Alim., Campinas, v. 20, n. 2, p. 154 - 159, 2000.

PEREIRA, J. Caracterização química, física, estrutural e sensorial do pão de queijo. Lavras, MG. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Lavras, 2001.

PEREIRA, J.; CIACCO, C. F.; VILELA, E. R.; PEREIRA, R. G. F. A. Função dos ingredientes na consistência da massa e nas características do pão de queijo. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 24, n. 4, p. 494-500, 2004.

PEREIRA, J.; CIACCO, C. F.; VILELA, E. R.; TEIXEIRA, A. L. de S. Féculas fermentadas na fabricação de biscoitos: estudo de fontes alternativas. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 19, n. 2, p. 287-293, maio/ago. 1999.

PEREIRA, J.; SILVA, R. P. G.; NERY, F. C.; VILELA, E. R. Comparação entre a composição química determinada e a declarada na embalagem de diferentes marcas de pão de queijo. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 29, n. 3, p. 623-628, 2005.

SILVA, M. R.; GARCIA, G. K. S.; FERREIRA, H. F. Caracterização química, física e avaliação da aceitação de pão de queijo com baixo teor energético. Alimentos e Nutrição, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 69-75, 2003.

SILVA, R. P. G.; PEREIRA, J.; NERY, F. C.; VILELA, E. R. Efeito do congelamento nas características físicas e químicas do pão de queijo. Ciência e Agrotecnologia. Lavras, v. 33, n. 1, p. 6, 2009.

WATT, B.; MERRILL, A. L. Composition of foods: raw, processed, prepared. Washington DC: Consumer and Food Economics Research. Divison/Agricultural Service (Agriculture Handbook, 8), 1963.

ZANCUL, M. S. Consumo alimentar de alunos nas escolas de Ensino Fundamental em Ribeirão Preto. 2004. Dissertação de Mestrado – Universidade São Paulo, Ribeirão Preto, 2004.

Downloads

Publicado

2019-06-16

Como Citar

Cavalcante, R. B. M., Ferro, M. L. C. R., Machado, R. de S., Dias, T., & Ferreira, T. A. P. de C. (2019). COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DETERMINADA E A DECLARADA DE PÃES DE QUEIJO DE DIFERENTES MARCAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 6(Especial), 79–85. https://doi.org/10.20873/uft.2359365220196Especialp79