PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FARINHA DE CASCA E SEMENTE DE ABÓBORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DEZ_23_11

Resumo

As cascas e sementes de abóbora apresentam potencial nutricional e funcional, podendo ser indicadas para a indústria de alimentos. Objetivou-se elaborar e avaliar as características bromatológicas e microbiológicas de farinhas de casca (FCA) e semente de abóbora (FSA) para posterior aplicação em panificação. As abóboras foram higienizadas, descascadas e suas sementes retiradas. As cascas e sementes foram secas em estufa, trituradas e peneiradas para a obtenção das farinhas. Os resultados demostraram maiores teores de umidade, cinzas, fibras alimentares e carboidratos na FCA, enquanto maiores teores de proteína, gorduras e valor energético foram obtidos na FSA. Quanto a coloração, ambas as farinhas, apresentaram-se claras, com baixa pureza de cor e tonalidade amarela. Os valores de umidade, Aw e pH foram adequados para garantir a estabilidade microbiológica das farinhas, tornando-as seguras para a alimentação humana. A FCA e FSA apresentaram teores de fenólicos, flavonoides e atividade oxidante com potencial funcional para prevenir e reduzir riscos de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis. Conclui-se que a inclusão de FCA e FSA em produtos de panificação é uma opção para enriquecer as preparações com nutrientes funcionais e compostos bioativos com benefícios à saúde.

Biografia do Autor

Kellen Cristina Masaro Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado

Doutoranda em Agricultura Sustentável na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (ingresso: 2019). Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS (2012), possui Licenciatura Plena em Química pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2010), Especialização Latu-Sensu em Química pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2003) e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional de Machado - FEM (2001). Atualmente é Professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Campus Machado. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em produtos de origem vegetal, principalmente, nos temas: frutas vermelhas e aproveitamento integral de abóboras.

Tatiany Correa Aguiar , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado

Especialista em Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL (2021-2023). Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado (2019). Técnica em Qualidade pelo IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre (2022). Atualmente é consultora em Rotulagem e Gestão da Qualidade de Alimentos.

Andressa Santanna Natel, Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é docente e pesquisadora nos Programas de Pós-graduação em Ciência Animal, Agricultura Sustentável e Sistema de Produção na Agropecuária da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e orientadora do Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas (I Pecege/USP). Ministra disciplinas na área de alimentos e produção animal nos cursos de graduação de Medicina Veterinária, Agronomia, Nutrição, Farmácia, Educação Física e Arquitetura da UNIFENAS. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Alimentos para ruminabtes, atuando principalmente nos seguintes temas: ruminantes, produção sustentável e alternativas nutricionais para redução dos gases de efeito estufa.

Aline Manke Nachtigall, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado

Possui graduação em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2001), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnologócico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: hibisco, luteína, análise sensorial, tagetes e redução de sólidos.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Masaro Carvalho, K. C., Correa Aguiar , T., Santanna Natel, A., & Manke Nachtigall, A. (2023). PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FARINHA DE CASCA E SEMENTE DE ABÓBORA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(3). https://doi.org/10.20873/DEZ_23_11