EMPREENDEDORISMO SOCIAL E COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Eliane Alves da Silva UNIR - Universidade Federal de Rondônia
  • Dércio Bernardes de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Gleimiria Batista da Costa Matos
  • Eugenio Avila Pedrozo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Nunes da Sliva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-8199

Resumo

O cooperativismo solidário pode ser uma forma de institucionalização para um empreendimento social. Sendo importante em um cenário onde há necessidade de se desenvolver uma economia alternativa onde a exploração pode ser evitada. Portanto o objetivo deste artigo é analisar o impacto social do cooperativismo solidário em uma cooperativa de agricultura familiar em Porto Velho-RO. Optou-se por uma pesquisa empírica por meio de um estudo de caso qualitativo exploratório-descritivo. Após analisar os relatos, verificou-se que a cooperativa solidária para se fortalecer deveria focar mais na inclusão cultural, buscando por aprendizagem uma relacionada à economia solidária, capacitando seus membros na construção de inovações que permitam maior sustentabilidade. A COOPAFARO é a expressão dos interesses e necessidades dos associados, extensão de suas economias, caracterizada pela associação e pela instrumentação empresarial, viabilizada pela participação e pela inteligência coletiva. Verificou-se que a participação política, a qual influência a dimensão econômica, é uma questão central na administração do empreendimento cooperativo. As políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, são meios para atingir o fim social.

Biografia do Autor

Dércio Bernardes de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Professor no Departamento Acadêmico de Administração na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Câmpus José Ribeiro Filho, Porto Velho. Está como Chefe do Departamento Acadêmico de Administração e pesquisador no Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia CEDSA. É Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá UEM. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia UNIR e Doutor em Agronegócios pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios CEPAN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão Estratégica (Capacidades Dinâmicas de Conhecimento), Inovações (Organizacionais e Sociais); Empreendedorismo Social e Agronegócios.

Gleimiria Batista da Costa Matos

Possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2008) e Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Professora adjunto da Universidade Federal de Rondônia,nos curso de Ciências Contábeis, no Programa de Mestrado em Administração/PPGMAD e no Mestrado Profissional em Administração/PROFIAP, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação e empreendedorismo social, desenvolvimento, sustentabilidade e indicadores, sustentabilidade, controle interno e meio ambiente. Vice coordenadora do Mestrado Profissional em Administração/PROFIAP, Coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade/RO.

Eugenio Avila Pedrozo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1986), graduação em Ciência Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado no Institut National Polytechnique de Lorraine (1995). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração e Agronegócios, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável, complexidade, base da pirâmide, RSC - responsabilidade social corporativa, configurações interorganizacionais, estratégia coopetitiva, estratégias sustentáveis, inovações sustentáveis, educação para a sustentabilidade, sistêmica, multidimensionalidade, multinível, inter/transdisciplinaridade, prática e teoria da atividade , BOP - base da pirâmide, Amazônia e agronegócios. 

Tania Nunes da Sliva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1980), especialização em Administração Financeira pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1982), especialização em Administração Financeira pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é vice-coordenadora do Gestor (Grupo de Estudos em Organizações) cadastrado no CNPq, e está iniciando um pós-doutorado na FEA/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em agronegócios, cooperativas, sustentabilidade, empreendedorismo coletivo, cooperação, estratégia e inovação social, tecnologia social, empreendedorismo social, energias sustentáveis. Foi Coordenadora do PPG-Agronegócio/UFRGS, de 07/2003 a 04/2008 e do PPG-Administração/UFRGS, de 01/2011 a 12/2012.

Downloads

Publicado

2020-07-19

Como Citar

Alves da Silva, E., Bernardes de Souza, D., Batista da Costa Matos, G., Avila Pedrozo, E., & Nunes da Sliva, T. (2020). EMPREENDEDORISMO SOCIAL E COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO NA AGRICULTURA FAMILIAR. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(3), 3–19. https://doi.org/10.20873/uftv7-8199

Edição

Seção

Artigos