ITINERÁRIOS FORMATIVOS PARA PESSOAS IDOSAS: A UNIVERSIDADE DA MATURIDADE EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Marlon Santos de Oliveira Brito Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-5487-2400
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Sinésio Luiz Sinésio Universidade Federal do Tocantins
  • Nubia Pereira Brito Oliveira Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-1026-4734
  • Francisca Maria da Silva Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Katia Juliane Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-2520-4889
  • Sandra Franklin Rocha Viana Spies Secretaria Estadual de Educação Juventude e Esportes https://orcid.org/0000-0002-0915-1687

DOI:

https://doi.org/10.20873/ITINER

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Itinerários Formativos, Universidade da Maturidade, Gerontologia

Resumo

Nos caminhos da busca por uma educação de qualidade, tornou-se recorrente a implementação de políticas públicas destinadas à promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as gerações. Diante disso, o trabalho objetiva investigar como a Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), torna-se um espaço de Itinerários Formativos para as pessoas idosas. A metodologia segue o caminho qualitativo, com análise de documentos e publicações. Entre os resultados estão descrições de um espaço de educação não-formal que opera em dispositivos curriculares da formação humana. Ao passo que conclui-se tratar-se de um material útil para estudos sobre a escolarização de pessoas que envelheceram.

Referências

BAZZOLI, João Aparecido; DA SILVA, Érica Nascimento. OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS-11) E O DIREITO À CIDADE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 8, n. Especial, p. 23-29, 2021.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani et al. Sobre a fenomenologia. Pesquisa qualitativa em educação. Piracicaba: Unimep, p. 15-22, 1994.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2018. BRASIL. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 14 de mar. de 2022.

BRITO, Marlon Santos de Oliveira. A universidade da maturidade-UMA/UFT como itinerário formativo para a pessoa idosa. 2022. Dissertação de Mestrado. Repositório da UFT. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4273 Acesso em 21 de abr. 2023.

DE SANTANA, W. V. et al. Tecnologia social educacional para idosos, inovação e extensão universitária. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 85419-85433, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/19413 Acesso em: 12 de mar. 2022

FNCEE, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Guia de implementação do novo Ensino Médio. (FNCEE): 2018. https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf Acesso em: 02 de abr. 2023

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. 6. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 55ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRIGOTTO, G. et al. (orgs.). Ensino médio integrado: ensino médio integrado concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 21-56.

GADOTTI, M. Educação popular e educação ao longo da vida. 2016. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Educacao_Popular_e_ELV_Gadotti.pdf Acesso em 27 de ago. de 2022

GUSMÃO, Sebastião. Redação de artigo científico. Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery, v. 30, n. 02, p. 44-50, 2011.

HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro; ALENCAR, Maria Fernanda. Estudantes da EJA e o Protagonismo Escolar: vozes e marcas da exclusão em busca de vida e cidadania. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 23, n. 4, p. 849-867, 2021.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Municípios da Amazônia Legal brasileira. IBGE: 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html Acesso em: 7 de maio. 2023.

MACEDO, Jussara Marques de; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo da Cruz. A Regulação do Trabalho Docente no Contexto da Reforma Gerencial da Educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 133-152, 2015.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. (C. Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes: Edição de 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Organização Pan-Americana de Saúde. Suzana Gontijo, Trad. Brasília (DF). 2005.

ONU, Organização das Nações Unidas. Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF, Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em 02 de maio de 2023.

OSÓRIO, N. B. et al. A Era dos Avós Contemporâneos na Educação dos Netos e Relações Familiares: Um Estudo de Caso na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins. Revista Signos, Lajeado, 39, n. 1, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1837 Acesso em: 06 de fev. de 2023.

OSÓRIO, N. B. et al. Um trabalho de coeducação entre gerações. Anais VIII FIPED. Campina Grande: Realize Editora, 2016.

OSÓRIO, N. B.; SILVA NETO, L. S.; NUNES FILHO, F. A. GeronTOcantins: estudos sobre a educação ao longo da vida na Amazônia legal. Organizadores. Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5162 Acesso em: 28 de mar. de 2023.

PADILHA, Paulo Roberto. Currículo Intertranscultural: novos itinerários para a educação. São Paulo, Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004

PAIM, José Henrique (org.). O novo ensino médio e os itinerários formativos. Editora FGV: 2020.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Santos de Oliveira Brito, M., Barbosa Osório, N., Luiz Sinésio, L. S., Pereira Brito Oliveira, N., da Silva Costa, F. M., Lopes de Oliveira, K. J., & Rocha Viana Spies, S. F. (2024). ITINERÁRIOS FORMATIVOS PARA PESSOAS IDOSAS: A UNIVERSIDADE DA MATURIDADE EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(1), 209–230. https://doi.org/10.20873/ITINER

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)