DANÇA E INTERGERACIONALIDADE: A FIGURA DA COBRA BOIUNA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/BOIUNA

Palavras-chave:

Saberes amazônicos, Dança, Educação Infantil, Educação ao longo da vida

Resumo

O estudo investigou como uma dança que envolve a figura mítica amazônica da cobra Boiuna promove aprendizagens mútuas entre crianças e pessoas idosas. O objetivo foi compreender como a dança pode se tornar um instrumento de aprendizagem intergeracional. Utilizou-se métodos qualitativos em pesquisa participante na práxis de professores do Centro de Educação Infantil João e Maria, entre 2022 e 2024, com análises de vivências e revisão bibliográfica de documentos. Entre os resultados, percebeu-se habilidades cognitivas, sociais e emocionais em ambos os grupos; o direito de “brincar” foi alcançado na rotina em diferentes espaços e tempos, e tornou-se eficaz na promoção de competências e habilidades entre diferentes faixas etárias.

Biografia do Autor

Nubia Pereira Brito Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); especialista em Educação Infantil (UCAM) e em Psicopedagogia (EADCON); graduada em Pedagogia (UNIRG).

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação (UEPA/PA); Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM/RS); Mestre em Educação (UNESP/SP); Graduada em Serviço Social (UCDB/MS); Embaixadora da Paz Internacional (Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - France); Diretora de Políticas e Projetos para Intergeracionalidade (IFLAC-SUI). 

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutor pela Universidade Federal do Tocantins, Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia-UCB-DF, Especialização em Gerontologia- UFT-TO, Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada a Clinica-UNIFESP, graduação em Educação Física.

Marlon Santos de Oliveira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação. Pós-graduado em Educação a Distância; Educação Integral; Educação Básica; Orientação Educacional; Gestão Escolar e Ensino de Matemática; Graduado em Normal Superior, Pedagogia e Matemática. 

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Pereira Brito Oliveira, N., Barbosa Osório, N., Silva Neto, L. S., & Santos de Oliveira Brito, M. (2025). DANÇA E INTERGERACIONALIDADE: A FIGURA DA COBRA BOIUNA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 98–116. https://doi.org/10.20873/BOIUNA

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