Orientação Profissional Com Jovens E Adultos De Uma Escola Pública

Autores

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Desenvolvimento Humano, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Psicologia Escolar e Educacional

Resumo

Este trabalho relata uma prática de Orientação Profissional (OP) realizada em uma escola pública localizada em Miracema do Tocantins – TO. A intervenção, desenvolvida por meio de oficinas, buscou promover discussões sobre educação e trabalho e apresentar estratégias para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento acadêmico e profissional. Realizou-se um total de nove encontros com a participação de 40 estudantes da última série do Ensino Médio. As atividades incluíram dinâmicas, discussões, produção de textos e análises sobre o engajamento em processos de ensino e aprendizagem. O projeto mostrou-se relevante e pertinente aos jovens e adultos participantes.

Biografia do Autor

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com aperfeiçoamento de pesquisa na Division of Health Research - Lancaster University (Reino Unido). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação (lato sensu). É Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Principais temas: Psicologia Escolar e Educacional; modos de produção de subjetividade em contextos escolares; educação e trabalho; Pesquisa-Intervenção.

Izabella Novais de Souza Machado, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Tocantins (2016-2021). Foi monitora do Projeto Letramento Acadêmico em 2016. Participou da Comissão Organizadora da Semana Acadêmica de Psicologia em 2016. Atual presidente do Centro Acadêmico de Psicologia da UFT, câmpus de Miracema (2017-2018). Extensionista pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitário (PROEX) no projeto: Oficinas de Orientação Profissional para jovens estudantes da rede pública de ensino (2017/2). 

Downloads

Publicado

2018-01-29

Como Citar

Nascimento, L. R. do, & Machado, I. N. de S. (2018). Orientação Profissional Com Jovens E Adultos De Uma Escola Pública. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 1(1), 47–52. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/4463