AS ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO DO LUTECOM E O TRIPÉ UNIVERSITÁRIO: O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO NOS TERRITÓRIOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/17248%20Palavras-chave:
Comunicação, Extensão, ComunidadesResumo
O presente trabalho busca apresentar o Laboratório de Estudos em Ludicidade, Tecnologia e Comunicação organizado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para atingir este objetivo organiza-se a exposição partindo do histórico de constituição do laboratório, da concepção teórica embasada na concepção triádica de ludicidade, tecnologia e comunicação, mostrando a ação territorial da proposta a partir dos diversos campos de atuação nos seis municípios do litoral paranaense e no anel metropolitano de Curitiba. O que concluímos da apresentação deste projeto é que o LUTECOM tem feito a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão de forma a construir propostas metodológicas com as diversas comunidades integrando pesquisadores, discentes da graduação e pós-graduação e lideranças.
Referências
ABA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA. Princípios e diretrizes da educação em agroecologia. I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia. Recipe: UFRPE. 2012.
FLECK, L. A gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1983.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), 2005, p. 117-142.
LATOUR, Bruno. WOOLGAR, Steve. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. Paris: Éditions Anthropos. 2000.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
MELZER, E. E. M. O movimento da política educacional procampo: uma análise daslicenciaturas em educação do campo na região sul do Brasil. Tese (Doutorado emEducação). Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação emEducação (PPGE), Curitiba, 2020. 341 p.
SANTOS, B. S. Para além do conhecimento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos, V. 79, Nov, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.