Práticas pedagógicas: interações, desafios e possibilidades no cotidiano de uma Escola Família Agrícola

Autores

  • Andrêssa Paula Fadini de Sousa Instituto Federal do Espírito Santo - IFES http://orcid.org/0000-0001-6528-9421
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • João Assis Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p402

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Confrontos e Desafios das Práticas Pedagógicas., Formação em Alternância, Confrontos e Desafios

Resumo

Este artigo apresenta análise das práticas pedagógicas estruturadas pelos Monitores/as que trabalham com o Ensino Médio/Técnico de uma Escola Família Agrícola (EFA), tendo como objetivo evidenciar, através das percepções destes sujeitos sobre suas práticas, desafios e confrontos vivenciados no cotidiano dos espaços de aula, cujo projeto educativo alicerça-se na Formação em Alternância, com princípios pedagógicos/metodológicos diferenciados. De cunho qualitativo, a contribuição desta análise oportunizará aos Monitores/as retomada de reflexão sobre suas práticas, sem pretensão de impor, mas de problematizar, qualificando cada vez mais o processo de elaboração e reelaboração de conhecimentos à luz do projeto educativo da alternância. Sob a orientação de autores atentos ao debate sobre Educação do Campo e Formação em Alternância, percebemos que muitos são os fatores que interferem no fazer pedagógico, onde os Monitores/as reconhecem no contexto educativo a inserção de aspectos políticos, sociais, culturais, religiosos, econômicos e a influência destes na organização das práticas pedagógicas. Provocam desafios e suscitam novas possibilidades a serem trilhadas para a consolidação das práticas, cujas exigências reveladas têm como indicativo estabelecer uma aprendizagem que, de fato, se torne significativa e emancipatória para os sujeitos que dela se apropriam.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Formação em Alternância, Confrontos e Desafios.

 

Educational practices: interactions, challenges and possibilities in the daily life of a Farm Family School

ABSTRACT. This article presents analysis of pedagogical practices structured by monitors / those working with high school / technical a Family Farm School (EFA), aiming to show, through the perceptions of these subjects about their practices, challenges and experienced clashes in routine of classroom spaces, whose educational project is founded on Training in Alternation with teaching / different methodological principles. Qualitative nature, the contribution of this analysis will provide to the Monitor / the resumption of reflection on their practices, without pretension to impose, but to problematize, describing increasingly the process of elaboration and re-elaboration of knowledge in the light of the educational project of alternation. Under the guidance of authors aware of the debate on Education Course and Training in Alternation, we realize that there are many factors that interfere with pedagogical where monitors/recognize them in an educational context the inclusion of political, social, cultural, religious, economic and their influence in the organization of pedagogical practices. Cause challenges and raise new possibilities to be threshed to the consolidation of practices, whose requirements have revealed as indicative establish a fact that learning becomes meaningful and emancipatory for the subjects that it was appropriated.

Keywords: Teaching Practices, Training in Alternation, Clashes and Challenges.

 

Las prácticas educativas: las interacciones, los retos y posibilidades en la vida cotidiana de una escuela granja de la familia

RESUMEN. En este artículo se presenta el análisis de las prácticas pedagógicas estructuradas por monitores / los que trabajan con la escuela secundaria / técnica una Escuela Familiar Agraria (EFA), con el objetivo de mostrar, a través de las percepciones de estos sujetos sobre sus prácticas, desafíos y enfrentamientos con experiencia en rutinario de los espacios del aula, cuyo proyecto educativo se basa en la formación en alternancia con la enseñanza/diferentes principios metodológicos. Naturaleza cualitativa, la contribución de este análisis oportunizará la pantalla / la reanudación de la reflexión sobre sus prácticas, sin pretensión de imponer, sino para problematizar, describiendo cada vez más el proceso de elaboración y reelaboración del conocimiento a la luz del proyecto educativo de la alternancia. Bajo la guía de autores consciente del debate en curso para la formación en alternancia, nos damos cuenta de que hay muchos factores que interfieren con la pedagógica donde los monitores / reconocerlos en un contexto educativo la inclusión de políticas, sociales, culturales, religiosos, económico y su influencia en la organización de las prácticas pedagógicas. Causar problemas y plantear nuevas posibilidades para ser trilladas a la consolidación de prácticas, cuyas necesidades han revelado como indicativo establecer un hecho de que el aprendizaje se vuelve significativa y emancipadora para los sujetos que las había asignado.

Palabras-clave: Prácticas de Enseñanza, La Formación en Alternancia; Los Enfrentamientos y Desafíos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrêssa Paula Fadini de Sousa, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui Licenciatura em Pedagogia/Supervisão Escolar, e Inspeção Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1992/93), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Santa Teresa

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1990), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne) em 2013. Atualmente é coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores e professora associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais.

João Assis Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2013), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985). Atualmente é Sub-Chefe do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS-UFES), e professor na mesma Universidade. Possui experiência nas áreas de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Filosofia no ensino médio, formação do professor, educação de jovens e adultos, pedagogia da alternância e educação do campo.

Referências

Araújo, S. R. M. (2005). Escola para o trabalho escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical– Bahia. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado da Bahia, Salvador.

Begnami, J. B. (2011). Os CEFFAs e a Educação Média e Profissional Integrada. Brasília: Rede dos CEFFAs/UNEFAB/ARCAFAR SUL/ARCAFAR NE/NO.

Candau, V. M. (2000). Cotidiano escolar e cultura(s): encontro e desencontros. In Candau, V. M. (Org.). Reinventar a escola (p. 61-78). Petrópolis, RJ: Vozes.

___. (2011). Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, 11(2), 240-255.

Cordeiro, G. N. K., Haje, S. M., & Reis, N. S. (2011). Pedagogia da alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, 24(85), 115-125.

Cruz, N. A. (2011). Formação dos monitores (educadores) da escola família agrícola: desafios e possibilidades na pedagogia da alternância. In Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, (1). Resumos... João Pessoa, PB: Centro de Educação/UFPB.

Estevam, D. O. (2003). Casa familiar rural. A formação com base na Pedagogia da Alternância. Florianópolis, SC: Insular.

Fernandes, B. (2006). Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In Molina, M. (Org). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília, MDA.

Forquin, J. C. (1995). Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.

___. (1992). Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Gimonet, J. C. (1998). A alternância na formação. Método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das MFRs. Paz e Terra Paris.

___. (1999). Perfil, estatuto e funções dos monitores. Pedagogia da alternância – Alternância e desenvolvimento. In Seminário Internacional (p. 124-131). Salvador, BA.

___. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR.

Jesus, J. G. (2007). Saberes e formação dos professores na pedagogia da alternância (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo.

Libâneo, J. C. (1999). Pedagogia e pedagogos, para quê?São Paulo: Cortez.

Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Marirrodriga, R. G.; Calvó, P. P. (2010). Formação em alternância e desenvolvimento local: O movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte, MG: O Lutador.

Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES. (2013). Projeto político pedagógico da Escola Família Agrícola de São João do Garrafão – Santa Maria de Jetibá, ES.

Nosella, P. (2007). Revista da formação por alternância. CEFFAs Centro Familiares de Formação por Alternância. União Nacional das Escolas Agrícolas do Brasil, 2(4), 5-24.

Pistrak, M. (2003). Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular.

Queiroz, J. B. P., & Silva, L. H. (2013). Formação em alternância e desenvolvimento rural no Brasil: As contribuições das escolas famílias agrícolas. In Congresso de Estudos Rurais (III CER), (3). 2007. Faro. Actas... Faro: Universidade do Algarve: Faro, Portugal.

Queiroz, J. B. (2004). Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil – ensino médio e educação profis¬sional. (Tese de Doutorado), Universidade de Brasília.

Saviani, D. (1995). Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados.

Silva, L. H. (2000). A relação escola-família no universo das experiências brasileiras de formação em alternância (Tese de Doutorado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

___. (2008). Educação do campo e pedagogia da alternância. A experiência brasileira. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Revista de Ciências da Educação, (5).

____. (2009). Centros familiares de formação por alternância: avanços e perspectivas na construção da educação do campo. Caderno de Pesquisa: Pensamento Educacional, 4(8), 270-290.

___. (2010). Concepções & práticas de alternâncias na educação do campo: dilemas e perspectivas. Nuances: estudos sobre Educação, 17(18), 180-192.

___. (2012). As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa, MG: Editora UFV.

Souza, J. V. A. (2013). Práticas pedagógicas: Conceitos, características e inquietações. In Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola. Lajeado, RS.

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.

Veiga, I. P. A. (1999). A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP: Papirus.

_____. (1997). Papel da Educação na Humanização, Revista da Faeeba/FE/ UNEB, 6(7), 9-32.

_____. (1998). Alfabetização: com escola, terra e dignidade.

Caldart, R. S., & Kolling, J. E. (2005). Paulo Freire: um educador do povo. Veranópolis, RS: ITERRA/MEC/FNDE.

Vídeo Documentário. (2005). Paulo Freire: educar para transformar. (28 min.). Projeto Memória. Instituto Paulo Freire: Petrobras: Governo Brasileiro.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Fadini de Sousa, A. P., Vaz de Mello, R. M. A., & Rodrigues, J. A. (2016). Práticas pedagógicas: interações, desafios e possibilidades no cotidiano de uma Escola Família Agrícola. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 1(2), 402–427. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p402

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos