Práticas pedagógicas: interações, desafios e possibilidades no cotidiano de uma Escola Família Agrícola
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p402Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Confrontos e Desafios das Práticas Pedagógicas., Formação em Alternância, Confrontos e DesafiosResumo
Este artigo apresenta análise das práticas pedagógicas estruturadas pelos Monitores/as que trabalham com o Ensino Médio/Técnico de uma Escola Família Agrícola (EFA), tendo como objetivo evidenciar, através das percepções destes sujeitos sobre suas práticas, desafios e confrontos vivenciados no cotidiano dos espaços de aula, cujo projeto educativo alicerça-se na Formação em Alternância, com princípios pedagógicos/metodológicos diferenciados. De cunho qualitativo, a contribuição desta análise oportunizará aos Monitores/as retomada de reflexão sobre suas práticas, sem pretensão de impor, mas de problematizar, qualificando cada vez mais o processo de elaboração e reelaboração de conhecimentos à luz do projeto educativo da alternância. Sob a orientação de autores atentos ao debate sobre Educação do Campo e Formação em Alternância, percebemos que muitos são os fatores que interferem no fazer pedagógico, onde os Monitores/as reconhecem no contexto educativo a inserção de aspectos políticos, sociais, culturais, religiosos, econômicos e a influência destes na organização das práticas pedagógicas. Provocam desafios e suscitam novas possibilidades a serem trilhadas para a consolidação das práticas, cujas exigências reveladas têm como indicativo estabelecer uma aprendizagem que, de fato, se torne significativa e emancipatória para os sujeitos que dela se apropriam.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas, Formação em Alternância, Confrontos e Desafios.
Educational practices: interactions, challenges and possibilities in the daily life of a Farm Family School
ABSTRACT. This article presents analysis of pedagogical practices structured by monitors / those working with high school / technical a Family Farm School (EFA), aiming to show, through the perceptions of these subjects about their practices, challenges and experienced clashes in routine of classroom spaces, whose educational project is founded on Training in Alternation with teaching / different methodological principles. Qualitative nature, the contribution of this analysis will provide to the Monitor / the resumption of reflection on their practices, without pretension to impose, but to problematize, describing increasingly the process of elaboration and re-elaboration of knowledge in the light of the educational project of alternation. Under the guidance of authors aware of the debate on Education Course and Training in Alternation, we realize that there are many factors that interfere with pedagogical where monitors/recognize them in an educational context the inclusion of political, social, cultural, religious, economic and their influence in the organization of pedagogical practices. Cause challenges and raise new possibilities to be threshed to the consolidation of practices, whose requirements have revealed as indicative establish a fact that learning becomes meaningful and emancipatory for the subjects that it was appropriated.
Keywords: Teaching Practices, Training in Alternation, Clashes and Challenges.
Las prácticas educativas: las interacciones, los retos y posibilidades en la vida cotidiana de una escuela granja de la familia
RESUMEN. En este artículo se presenta el análisis de las prácticas pedagógicas estructuradas por monitores / los que trabajan con la escuela secundaria / técnica una Escuela Familiar Agraria (EFA), con el objetivo de mostrar, a través de las percepciones de estos sujetos sobre sus prácticas, desafíos y enfrentamientos con experiencia en rutinario de los espacios del aula, cuyo proyecto educativo se basa en la formación en alternancia con la enseñanza/diferentes principios metodológicos. Naturaleza cualitativa, la contribución de este análisis oportunizará la pantalla / la reanudación de la reflexión sobre sus prácticas, sin pretensión de imponer, sino para problematizar, describiendo cada vez más el proceso de elaboración y reelaboración del conocimiento a la luz del proyecto educativo de la alternancia. Bajo la guía de autores consciente del debate en curso para la formación en alternancia, nos damos cuenta de que hay muchos factores que interfieren con la pedagógica donde los monitores / reconocerlos en un contexto educativo la inclusión de políticas, sociales, culturales, religiosos, económico y su influencia en la organización de las prácticas pedagógicas. Causar problemas y plantear nuevas posibilidades para ser trilladas a la consolidación de prácticas, cuyas necesidades han revelado como indicativo establecer un hecho de que el aprendizaje se vuelve significativa y emancipadora para los sujetos que las había asignado.
Palabras-clave: Prácticas de Enseñanza, La Formación en Alternancia; Los Enfrentamientos y Desafíos.
Downloads
Referências
Araújo, S. R. M. (2005). Escola para o trabalho escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical– Bahia. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Begnami, J. B. (2011). Os CEFFAs e a Educação Média e Profissional Integrada. Brasília: Rede dos CEFFAs/UNEFAB/ARCAFAR SUL/ARCAFAR NE/NO.
Candau, V. M. (2000). Cotidiano escolar e cultura(s): encontro e desencontros. In Candau, V. M. (Org.). Reinventar a escola (p. 61-78). Petrópolis, RJ: Vozes.
___. (2011). Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, 11(2), 240-255.
Cordeiro, G. N. K., Haje, S. M., & Reis, N. S. (2011). Pedagogia da alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, 24(85), 115-125.
Cruz, N. A. (2011). Formação dos monitores (educadores) da escola família agrícola: desafios e possibilidades na pedagogia da alternância. In Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba, (1). Resumos... João Pessoa, PB: Centro de Educação/UFPB.
Estevam, D. O. (2003). Casa familiar rural. A formação com base na Pedagogia da Alternância. Florianópolis, SC: Insular.
Fernandes, B. (2006). Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In Molina, M. (Org). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília, MDA.
Forquin, J. C. (1995). Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.
___. (1992). Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Gimonet, J. C. (1998). A alternância na formação. Método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das MFRs. Paz e Terra Paris.
___. (1999). Perfil, estatuto e funções dos monitores. Pedagogia da alternância – Alternância e desenvolvimento. In Seminário Internacional (p. 124-131). Salvador, BA.
___. (2007). Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR.
Jesus, J. G. (2007). Saberes e formação dos professores na pedagogia da alternância (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo.
Libâneo, J. C. (1999). Pedagogia e pedagogos, para quê?São Paulo: Cortez.
Ludke, M., & André, M. E. D. A. (1986). A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Marirrodriga, R. G.; Calvó, P. P. (2010). Formação em alternância e desenvolvimento local: O movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte, MG: O Lutador.
Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES. (2013). Projeto político pedagógico da Escola Família Agrícola de São João do Garrafão – Santa Maria de Jetibá, ES.
Nosella, P. (2007). Revista da formação por alternância. CEFFAs Centro Familiares de Formação por Alternância. União Nacional das Escolas Agrícolas do Brasil, 2(4), 5-24.
Pistrak, M. (2003). Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular.
Queiroz, J. B. P., & Silva, L. H. (2013). Formação em alternância e desenvolvimento rural no Brasil: As contribuições das escolas famílias agrícolas. In Congresso de Estudos Rurais (III CER), (3). 2007. Faro. Actas... Faro: Universidade do Algarve: Faro, Portugal.
Queiroz, J. B. (2004). Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil – ensino médio e educação profis¬sional. (Tese de Doutorado), Universidade de Brasília.
Saviani, D. (1995). Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados.
Silva, L. H. (2000). A relação escola-família no universo das experiências brasileiras de formação em alternância (Tese de Doutorado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
___. (2008). Educação do campo e pedagogia da alternância. A experiência brasileira. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Revista de Ciências da Educação, (5).
____. (2009). Centros familiares de formação por alternância: avanços e perspectivas na construção da educação do campo. Caderno de Pesquisa: Pensamento Educacional, 4(8), 270-290.
___. (2010). Concepções & práticas de alternâncias na educação do campo: dilemas e perspectivas. Nuances: estudos sobre Educação, 17(18), 180-192.
___. (2012). As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa, MG: Editora UFV.
Souza, J. V. A. (2013). Práticas pedagógicas: Conceitos, características e inquietações. In Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola. Lajeado, RS.
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Veiga, I. P. A. (1999). A prática pedagógica do professor de didática. Campinas, SP: Papirus.
_____. (1997). Papel da Educação na Humanização, Revista da Faeeba/FE/ UNEB, 6(7), 9-32.
_____. (1998). Alfabetização: com escola, terra e dignidade.
Caldart, R. S., & Kolling, J. E. (2005). Paulo Freire: um educador do povo. Veranópolis, RS: ITERRA/MEC/FNDE.
Vídeo Documentário. (2005). Paulo Freire: educar para transformar. (28 min.). Projeto Memória. Instituto Paulo Freire: Petrobras: Governo Brasileiro.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).