Atributos físicos de um Gleissolo mantido sob dois sistemas de criação: Bovino e Ovinocaprino, localizado no sul do estado do Tocantins.
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v4n4.nunesPalavras-chave:
meio ambiente, degradação, animaisResumo
O pisoteio animal excessivo aliado à falta de práticas conservacionistas e manejo adequado do solo torna este compactado, tendo um aumento significativo na densidade, ocasionado pelas cargas ou pressões aplicadas neste solo. O estado do Tocantins é caracterizado pela criação animal, principalmente de bovinos, no entanto, existem produtores que criam pequenos animais, como ovinocaprinos. Na literatura existem poucos relatos sobre o efeito do pisoteio sobre as características físicas de um gleissolo. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de dois sistemas de criação animal, bovino e ovinocaprino, sobre os atributos físicos de um gleissolo no sul do estado do Tocantins. Para isso foi avaliado a macro e micro-porosidade, densidade e resistência à penetração de ambos os sistemas, separados por compartimentos. Como resultado observou-se uma diferença significativa para a variável densidade, macro e micro-porosidade e resistência mecânica, sendo que esta variou em função da profundidade do perfil do solo.
Referências
ALVES, R. G. O. III. Plano diretor da em Embrapa gado de corte. Embrapa Gado de corte. 2004-2007. p.17. Junho de 2005.
COSTA, P. S. S. Tocantins realiza Diagnóstico da Pecuária Leiteira de Gurupi. Disponível em: http://www.milkpoint.com.br/mercado/espaco-aberto/tocantins-realiza-diagnostico-da-pecuaria-leiteira-de-gurupi-36315n.aspx. Acesso em: 01/12/2012. 2007.
DIAS JUNIOR., M.S.; PIERCE, F.J. O processo de compactação do solo e sua modelagem. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 20, n. 2, p.175-182, 1996.
DRESCHER. M. S. Efeito residual de intervenções mecânicas para descompactação do solo manejado sob sistema plantio direto. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, RS, 2011.
JUNIOR, E. B. P. Efeito do pisoteio ovino sobre atributos do solo, em área de coqueiral. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Programa de Pós- Graduação em Zootecnia, Paraíba, 2006.
MENTGES, M.I. Implicações do uso do solo nas propriedades físico-hídricas e mecânicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo e de um Gleissolo Háplico. 2010. 108f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
SECCO, D.; REINERT, D.J.; REICHERT, J.M.; ROS, C.O. Produtividade de soja e propriedades físicas de um Latossolo submetido a sistemas de manejo e compactação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.28, n. 5, p.797-804, 2004.
STOLF, R.; FERNANDES, J.; FURLANI NETO, V. L. Recomendação para uso do penetrômetro de impacto modelo IAA/Planalsucar-Stolf. Revista STAB – açúcar, álcool e subprodutos. v. 1, n. 3, p.18-23, 1983.
REICHERT, J.M. Compactação do solo em sistemas agropecuários e florestais: identificação, efeitos, limites críticos e mitigação. In: CERETTA, C.A.; SILVA, L.S.; REICHERT, J.M. Tópicos em Ciência do Solo, volume 5. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 49- 134, 2007.
SUZUKI, L.E.A.S. Estimativa da susceptibilidade a compactação e do suporte de carga do solo com base em propriedades físicas de solos do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, n. 3, p.963-973, 2008.
VEIGA, M. Soil compressibility and penetrability of na Oxisol from southern Brazil, as affected by long – term tillage systems. Soil and Tillage Research., v. 92, n. 1, p.104-113, 2007.
VZZOTO, R. V; MARCHEZAN, E.; SEGABINAZZI,T. Efeito do pisoteio bovino em algumas propriedades físicas do solo de várzea. Revista Brasileira Ciência do solo, v. 30, n. 6 p.965-969, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).