Atributos físicos de um Gleissolo mantido sob dois sistemas de criação: Bovino e Ovinocaprino, localizado no sul do estado do Tocantins.

Autores

  • Melquezedeque do Vale Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Saulo de Oliveira Lima
  • Eduardo Andrea Lemus Erasmo
  • Deyvid Rocha Brito
  • Valdilene Coutinho Miranda
  • Viviane Basso Chiesa
  • João Josué Batista Neto
  • Melquezedeque do Vale Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Saulo de Oliveira Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Eduardo Andrea Lemus Erasmo Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-2312-8202
  • Deyvid Rocha Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Valdilene Coutinho Miranda Universidade Federal do Tocantins
  • Viviane Basso Chiesa Universidade Federal do Tocantins
  • João Josué Batista Neto Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v4n4.nunes

Palavras-chave:

meio ambiente, degradação, animais

Resumo

O pisoteio animal excessivo aliado à falta de práticas conservacionistas e manejo adequado do solo torna este compactado, tendo um aumento significativo na densidade, ocasionado pelas cargas ou pressões aplicadas neste solo. O estado do Tocantins é caracterizado pela criação animal, principalmente de bovinos, no entanto, existem produtores que criam pequenos animais, como ovinocaprinos. Na literatura existem poucos relatos sobre o efeito do pisoteio sobre as características físicas de um gleissolo. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de dois sistemas de criação animal, bovino e ovinocaprino, sobre os atributos físicos de um gleissolo no sul do estado do Tocantins. Para isso foi avaliado a macro e micro-porosidade, densidade e resistência à penetração de ambos os sistemas, separados por compartimentos. Como resultado observou-se uma diferença significativa para a variável densidade, macro e micro-porosidade e resistência mecânica, sendo que esta variou em função da profundidade do perfil do solo.

Referências

ALVES, R. G. O. III. Plano diretor da em Embrapa gado de corte. Embrapa Gado de corte. 2004-2007. p.17. Junho de 2005.

COSTA, P. S. S. Tocantins realiza Diagnóstico da Pecuária Leiteira de Gurupi. Disponível em: http://www.milkpoint.com.br/mercado/espaco-aberto/tocantins-realiza-diagnostico-da-pecuaria-leiteira-de-gurupi-36315n.aspx. Acesso em: 01/12/2012. 2007.

DIAS JUNIOR., M.S.; PIERCE, F.J. O processo de compactação do solo e sua modelagem. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 20, n. 2, p.175-182, 1996.

DRESCHER. M. S. Efeito residual de intervenções mecânicas para descompactação do solo manejado sob sistema plantio direto. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, RS, 2011.

JUNIOR, E. B. P. Efeito do pisoteio ovino sobre atributos do solo, em área de coqueiral. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Programa de Pós- Graduação em Zootecnia, Paraíba, 2006.

MENTGES, M.I. Implicações do uso do solo nas propriedades físico-hídricas e mecânicas de um Argissolo Vermelho-Amarelo e de um Gleissolo Háplico. 2010. 108f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

SECCO, D.; REINERT, D.J.; REICHERT, J.M.; ROS, C.O. Produtividade de soja e propriedades físicas de um Latossolo submetido a sistemas de manejo e compactação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.28, n. 5, p.797-804, 2004.

STOLF, R.; FERNANDES, J.; FURLANI NETO, V. L. Recomendação para uso do penetrômetro de impacto modelo IAA/Planalsucar-Stolf. Revista STAB – açúcar, álcool e subprodutos. v. 1, n. 3, p.18-23, 1983.

REICHERT, J.M. Compactação do solo em sistemas agropecuários e florestais: identificação, efeitos, limites críticos e mitigação. In: CERETTA, C.A.; SILVA, L.S.; REICHERT, J.M. Tópicos em Ciência do Solo, volume 5. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 49- 134, 2007.

SUZUKI, L.E.A.S. Estimativa da susceptibilidade a compactação e do suporte de carga do solo com base em propriedades físicas de solos do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, n. 3, p.963-973, 2008.

VEIGA, M. Soil compressibility and penetrability of na Oxisol from southern Brazil, as affected by long – term tillage systems. Soil and Tillage Research., v. 92, n. 1, p.104-113, 2007.

VZZOTO, R. V; MARCHEZAN, E.; SEGABINAZZI,T. Efeito do pisoteio bovino em algumas propriedades físicas do solo de várzea. Revista Brasileira Ciência do solo, v. 30, n. 6 p.965-969, 2000.

Downloads

Publicado

01-11-2013

Como Citar

Nunes, M. do V., Lima, S. de O., Lemus Erasmo, E. A., Brito, D. R., Miranda, V. C., Chiesa, V. B., … Batista Neto, J. J. (2013). Atributos físicos de um Gleissolo mantido sob dois sistemas de criação: Bovino e Ovinocaprino, localizado no sul do estado do Tocantins. Journal of Biotechnology and Biodiversity, 4(4), 310–315. https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v4n4.nunes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>