ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS DO ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE GURUPI – TO
Palavras-chave:
Cooperativa de reciclagem. Renda. Condições de trabalhoResumo
A implantação de aterros sanitários resulta em impactos ambientais importantes que vão além dos aspectos ambientais e ecológicos, visto que tem influência diretamente nas condições de trabalho e sobrevivência das pessoas que dele tiram seu sustento. A reciclagem seria a melhor solução para o tratamento e destinação final do resíduo, pois reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando a vida útil dos mesmos.O objetivo do artigo foi avaliar os aspectos socioeconômicos dos trabalhadores do aterro sanitário de Gurupi-To. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativodo tipo descritivo-exploratória, teve como instrumento de coleta de dados questionário semiestruturado com a finalidade de conhecer as condições sociais e econômicas dos catadores com ênfase nas mudanças de condições de trabalho provocadas pela implantação do aterro sanitário e criação da cooperativa. Os resultados apontaram condições de trabalho abaixo do nível aceitável de segurança e saúde para os cooperados. Os mesmos utilizam parcialmente os Equipamentos de Proteção Individual e ainda não contam com condições sanitárias adequadas e nem água potável. Com a criação do plano de resíduos sólidos do Município muitos aspectos do trabalho desses profissionais foram modificados, melhorias agregadas, entretanto carece de melhores condições de trabalho e de equipamentos que auxiliem no processo de reciclagem.Referências
BIDONE, F. R. A.; POVINELLI, J. Conceitos básicos de resíduos sólidos. 1a.ed. São Carlos/SP: EESC - São Carlos/SP, 1999. V. 1. 109 p.
BRASIL.Lei Federal 12.305 de 2010. Disponível: Acesso em: <19 janeiro 2014>.
FILHO, Benício de Melo. O valor econômico e social do lixo de Brasília. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2012. 78 p.
GURUPI.Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Gurupi. Disponível em: Acesso em: <19 janeiro 2014>.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. IBGE – Cidades – Cáceres/MT. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidades>. Acesso em:<19 Mar. 2014>.
JARDIM, Nilza Silva. et al. Gerenciamento Integrado do Lixo. In: D’ALMEIDA, M.L.O.; VILHENA, A. Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. 2a ed, São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000, capítulo 1, p. 3-25.
MAGERA, M. Os empresários do lixo: um paradoxo da modernidade. 3. ed. Campinas, SP: Átomo, 2013;
MANNING, Peter K., Metaphors of thefield:varietiesoforganizational discourse,In AdministrativeScience Quarterly, vol. 24, no. 4, December 1979, pp. 660-671.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158,
/1991.
MESQUITA JÚNIOR, José Maria de. Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.Rio de Janeiro: IBAM, 2007. 39p.
OBLADEN, Nicolau Leopoldo; OBLADEN, Neiva Terezinha; BARROS, Kelly Rosani. Guia para Elaboração de Projetos de Aterros Sanitários para Resíduos Sólidos Urbanos. Paraná: Série de Publicações Temáticas do CREA-PR, v. II, dezembro/2009.
OLIVEIRA, Roberta Moura Martins. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos: o programa de coleta seletiva da região metropolitana de Belém – PA. Belém, 2012. p.13.
PORTAL BACANAS QUALIDADE, Planeta Terra: 1,4 bilhões de toneladas de resíduos urbanos por ano. Disponível em: <http://www.bacanasqualidade.com.br/2012/portal/conteudo.asp?Secao=Noticias&condigo=17453> acesso em: <19 março 2014>.
TOCANTINS. Decreto Estadual nº 837/99. Disponível em: Acesso em: <19 janeiro 2014>.
ZALUAR, Alba. Exclusão e políticas públicas: dilemas teóricos e alternativas políticas.in: Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.12, n.35, out. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.