FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DO NOROESTE DO PARANÁ E A AÇÃO DA COMPANHIA COLONIZADORA BYINGTON

Autores

  • Flavio Fabrini Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Socioespacial. Companhia Byington. Noroeste do Paraná. Território

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação socioespacial através da ação da Companhia Byington, na região Noroeste do Paraná, a partir de 1960, focalizando o processo de formação do espaço dos atuais municípios de Altônia, Esperança Nova, Pérola, São Jorge do Patrocínio e Xambrê. A base econômica para a ocupação capitalista do território foi a produção cafeeira,motivo que atraiu imigrantes de diversas partes do país, relacionado as ações das várias companhias colonizadoras que providenciaram a infraestrutura necessária e imprimiram um ritmo de ocupação intenso nesta região, apoiado na economia cafeeira. Isto possibilitou oportunidade de negócio para o Estado e para as companhias.Com a presença de empreendimentos de colonização, o território passou por um processo de reocupação, no qual empreendedores tornaram-se protagonistas da produção do espaço, ficando os demais agentes sociaispresentes nesse território à margem do processo histórico. Neste sentido, analisamosas peculiaridadesno processo de reocupação do território buscando compreenderas ações realizadas pela Companhia Byington.Aspectos como aestrutura fundiária e morfológica das pequenas localidades urbanas no Noroeste do Paraná mostram que foram núcleos urbanos inicialmente planejados por empreendedores responsáveis pelas companhias que realizaram a formação do espaço no Noroeste do Paraná.

Biografia do Autor

Flavio Fabrini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

ALTONIA. Prefeitura Municipal, Plano Diretor Municipal de Altônia. Altônia, 2009.

BERNARDES, N. Expansão do povoamento no Estado do Paraná. Geografia e o Norte do Paraná: um resgate histórico. Londrina: Humanidades, 1 v. 2007, p. 77-118.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2003.

CORDOVIL, F. C. DE S. A aventura planejada: engenharia e urbanismo em Maringá, PR: 1947 a 1982. Tese Doutorado – Escola de engenharia de São Carlos da Universidadede São Paulo, 2010

DEAN, W. A Ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira.

Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ENDLICH, A. M. Pensando os papéis e significados das pequenas cidades no noroeste do Paraná. 2006. 505 f. Tese (Doutorado em Geografia) - FCT/UNESP Presidente Prudente, SP.

LUPION, M. Lupion, um depoimento para a história política do Paraná. Set. 1990. Aramis Millarch. Estado Paraná. 23 de Setembro de 1990. Coluna Tablóide, p. 2.

http://www.millarch.org/artigo/lupion-um-depoimento-para-historia-politica-do-parana

.

LUZ, F. O fenômeno urbano numa zona pioneira: Maringá. Maringá: Prefeitura, 1997

MARTINS, P. E. Paulo Egydio: depoimento ao CPDOC / FGV / Organização Verena Alberti, Ignez Cordeiro de Farias, Dora Rocha. São Paulo: Imp. Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

MONBEIG, P. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec: Polis, 1984.

MORAES, A. C. R. Território e História do Brasil. São Paulo: Annablume, 2005.

MORO, D. A. Substituição de culturas, modernização agrícola e organização do espaço rural, no Norte do Paraná. 1991. 353 p. Tese (Doutorado em Geografia) Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP, Rio Claro, SP.

MOTA, L. T. As guerras dos índios Kaingang: a história épica dos índios kaingang no

Paraná (1769-1924). Maringá: Eduem, 1994.

ROSANELI, A. F. Cidades novas do café: história, morfologia e paisagem urbana. Curitiba: UFPR, 2013.

______. Cidade e Arquitetura na Fronteira do Café no Paraná. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. 1990. Seminário de História da cidade e do Urbanismo. A construção da cidade e do urbanismo: ideias têm lugar? V.11, n.2 (2010). Não Paginado.

SANTOS, M. Espaço e Sociedade: ensaios. Petrópolis: Vozes, 1979.

___________. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n.54, p.81-99, jun.1977.

SILVA, P. M. S. DA. História de Paranavai. Edição comemorativa aos 36 anos de Paranavai. Paranavai, 1987.

ZUSMAN, P. B. Aceleração e transformações espaciais. Os geógrafos dos anos 30 perplexos, buscam conceitualizar o Brasil e o mundo. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994, p. 315-320.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Fabrini, F. (2016). FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DO NOROESTE DO PARANÁ E A AÇÃO DA COMPANHIA COLONIZADORA BYINGTON. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1998