A EFICÁCIA DA NUMERAÇÃO PREDIAL COMO INSTRUMENTO DO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR

Autores

  • Tatiellen Cristina Prudentes Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Márcia da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Bruno Henrique Costa Toledo Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Endereçamento, banco de dados, problemas urbanos.

Resumo

O presente artigo trata da atualização de numeração predial no município de Guarapuava-PR, tema pouco estudado pelos planejadores urbanos, que vem ganhando destaque nas últimas décadas por meio do planejamento urbano. É necessário proceder-se à uma correta numeração predial, a qual a sociedade utiliza-se dessa para usufruir de vários serviços essenciais, os quais necessitam de uma numeração atualizada e organizada, afim de garantir e promover uma melhoria da qualidade de vida da população local. Este artigo é o resultado de estudos realizados na Prefeitura Municipal de Guarapuava, na verificação de inconsistências entre o banco de dados municipal e a numeração predial em campo. Com base nas análises realizadas, percebe-se elementos urbanos considerados essenciais para os usuários do espaço estudado, que foram desvendados pelos estudos de campo e gabinete. Este meio de investigação, aliado às entrevistas, permitiu-nos um maior conhecimento sobre o espaço urbano, reforçando que o sistema cadastral precisa ser atualizado, além da conscientização da população sobre a importância da atualização da numeração predial.

Biografia do Autor

Tatiellen Cristina Prudentes, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia

Márcia da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professora Adjunto na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia

Bruno Henrique Costa Toledo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professor colaborador Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Referências

CAMPOS FILHO, Cândido Malta. Cidades Brasileiras: seu controle ou o caos; o que os cidadãos devem fazer para a humanização das cidades no Brasil. 3. Ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

CORCINO JÚNIOR, Antônio André. Caracterização geoambiental do rio Piraí, Acaraú - PB. 2012. 28 f. Guarabira, 2012. (TCC em Graduação no Curso de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba).

DAVIS JR. A. Clodoveu. Belo Horizonte em três anos, Revista Fator GIS, ano 1, número 1 (7-9) Curitiba (PR), 1993, pag. 2-5.

GUARAPUAVA. Lei complementar N° 7/2004. Dispõe sobre a nova redação ao Código de posturas do Município de Guarapuava e dá outras providências.

LOPES, Brenner. (Org). Políticas Públicas: conceitos e práticas / supervisão por Brenner Lopes e Jefferson Ney Amaral; coordenação de Ricardo Wahrendorff Caldas – Belo Horizonte: Sebrae/MG, 2008. 48 p.

MAFRA, Francisco; SILVA, J. Armando da. Planejamento e Gestão do Território. Porto: Sociedade portuguesa de inovação – SPI, 2004.

MUNDIAL, Banco. O endereçamento e a gestão das cidades. Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento/ Banco Mundial 1818 H Street, N.W. 2005.

RÚBIO, Mônica R. B. O Cadastro Territorial Multifinalitário como instrumento na Gestão do Território. UNICENTRO, Guarapuava, PR, 2011. (Dissertação de Mestrado em Geografia-UNICENTRO).

SANTOS, Rozely Ferreira Dos. Planejamento Ambiental: Teoria e prática. 1. Ed. São Paulo. Oficina de Textos, 2004. 184p.

WEBER, Beatriz Teixeira. Códigos de posturas e regulamentação do convívio social em Porto Alegre no século XIX. UFRGS, 1992, p. 11-12. (Dissertação de Mestrado em Curso de Pós-Graduação em História da UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Prudentes, T. C., da Silva, M., & Toledo, B. H. C. (2016). A EFICÁCIA DA NUMERAÇÃO PREDIAL COMO INSTRUMENTO DO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1996