POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CERRADO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15054

Resumo

O objetivo deste texto é analisar as possibilidades de abordagens da apropriação e utilização do Cerrado na Região Centro-Oeste, especialmente, ao que se refere ao conteúdo e possibilidades didático-pedagógicas nas aulas de Geografia na Educação Básica. A abordagem adotada é qualitativa e os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise das informações que subsidiaram reflexões dos autores. Foi possível concluir que o trabalho com a categoria espaço geográfico e os conceitos operacionais da Geografia fornece um conjunto de possibilidades e indica necessidades de mudanças que precisam se efetivar nas práticas docentes de Geografia na Educação Básica. Essa construção do conhecimento permite a compreensão do Cerrado na Região Centro-Oeste como um ambiente com biodiversidade e sociodiversidade, que se relacionam e se cruzam compondo combinações únicas que dotam esse espaço de especificidades, e possibilita uma mudança radical de mentalidade, do modo de vida, das relações de produção e substituição da lógica da destruição por um desenvolvimento mias justo e harmonioso.

Biografia do Autor

RODRIGO CAPELLE SUESS, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Universidade de Brasília UnB

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Universidade de Brasília UnB

LEONARDO FERREIRA FARIAS DA CUNHA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Universidade de Brasília UnB

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Universidade de Brasília UnB

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

CAPELLE SUESS, R., & FERREIRA FARIAS DA CUNHA, L. (2022). POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CERRADO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 8(01), 40–56. https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15054