POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOBRE O ENSINO DE CERRADO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15054Resumo
O objetivo deste texto é analisar as possibilidades de abordagens da apropriação e utilização do Cerrado na Região Centro-Oeste, especialmente, ao que se refere ao conteúdo e possibilidades didático-pedagógicas nas aulas de Geografia na Educação Básica. A abordagem adotada é qualitativa e os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise das informações que subsidiaram reflexões dos autores. Foi possível concluir que o trabalho com a categoria espaço geográfico e os conceitos operacionais da Geografia fornece um conjunto de possibilidades e indica necessidades de mudanças que precisam se efetivar nas práticas docentes de Geografia na Educação Básica. Essa construção do conhecimento permite a compreensão do Cerrado na Região Centro-Oeste como um ambiente com biodiversidade e sociodiversidade, que se relacionam e se cruzam compondo combinações únicas que dotam esse espaço de especificidades, e possibilita uma mudança radical de mentalidade, do modo de vida, das relações de produção e substituição da lógica da destruição por um desenvolvimento mias justo e harmonioso.
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