O USO DOS AGROCOMBUSTÍVEIS NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ENERGIA EM PORTUGAL (UE) E NO BRASIL

Autores

  • Elisa Pinheiro de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal

Palavras-chave:

Mudanças climáticas. Política energética. Agrocombustíveis. Portugal. Brasil.

Resumo

O mundo do século XXI impõe desafios aos Estados nacionais que transcedem as suas fronteiras. A agenda das mudanças climáticas constitui uma questão geopolítica na medida em que o futuro do planeta é de interesse para todos. Enfrentar essas transformações exige a adoção de estratégias comuns. É consensual que o petróleo, além de ser um combustível fóssil em risco de esgotamento, é também um dos grandes responsáveis pela acumulação dos Gases do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, concorrendo para a elevação das temperaturas na Terra. Os países industrializados têm buscado engendrar políticas que visam incorporar, nas suas matrizes energéticas, os agrocombustíveis, como é o caso de Portugal, no contexto da União Europeia, mas também nos países BRIC, como é o caso do Brasil, onde se registram iniciativas de política energética que procuram constituir uma alternativa ao uso de petróleo. Este artigo é resultante de estudos realizados tanto em Portugal (UE) quanto no Brasil e objetiva mostrar quais têm sido os dilemas que envolvem o uso e a produção dos agrocombustíveis no contexto das mudanças climáticas. 

Biografia do Autor

Elisa Pinheiro de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal

Professora Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal.

Referências

BERNARDO, João. Biocombustíveis: Políticas, legislação e Incentivos. In: WORKSHOP UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS E COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS EM FROTA DE TRANSPORTE: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DE FUTURO. Anais...Almada 16 de novembro de 2007.

CONANT, Melvin A; GOLD, Fern Racine. A Geopolítica Energética. Trad. Ronald Sergio de Biasi. Rio de Janeiro: Atlântida, 1978.

DECRETO-LEI Nº 49/2009 de 26-02-2009. Diário da República n. 40 Série I de 26/02/2009. Acesso em 02 de fev. 2012 < http://bdjur.almedina.net/sinopse.php?field=node_id&value=1423147>

FARIA, Fernando. Entrevista realizada pela autora. Lisboa, em 07 de março de 2012

FREITAS, Elisa Pinheiro de. Território, Poder e Biocombustíveis: as ações do Estado brasileiro no processo de regulação territorial para a produção de recursos energéticos alternativos. São Paulo: FFLCH-USP, 2013. 501p. (Tese de Doutorado em Geografia Humana – FFLCH-USP).

GÍRIO, Francisco et. al. Biocombustíveis e sustentabilidade: oportunidades nacionais 2011-2020. Laboratório Nacional de Energia e Geologia, 2011.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, SECRETARIA DE PRODUÇÃO E AGROENERGIA. Plano Nacional de Agroenergia 2006-2011. 2 ed. rev. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2006.

PEREIRA, Hugo; BIANCHI-DE-AGUIAR, Fernando. Biocombustível em Portugal que futuro? Galp Energia. In: WORKSHOP INTERNACIONAL AS BIORREFINARIAS DE BIOMASSA PARA COMBUSTÍVEIS: SUSTENTABILIDADE E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, Anais... Lisboa, 29 setembro. 2010, 46p.

PIPIO, Ana Celeste Galrão. Energia nos Municípios – impactos nas políticas energéticas nacionais. Instituto Superior de Economia e Gestão: Universidade Técnica de Lisboa, Julho 2008.

PORFÍRIO, José António. Biocombustíveis em Portugal: horizonte em 2010. Lisboa: Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e das Pescas, 2012, 30p.

PORTUGAL. Diário da República. Estratégia Nacional para a Energia 2020 (ENE, 2020). Lisboa, 2010.

OLIVEIRA, Ana Cristina. Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Entrevista realizada pela autora. Lisboa, 04 de novembro de 2011.

RODRIGUES, João. Entrevista realizada pela autora. Lisboa, em 14 de março de 2012.

ROSA, Maria Fernanda. Energia dos biocombustíveis. Departamento de Energias Renováveis. In: AS ENERGIAS DO PRESENTE E DO FUTURO, Anais... Lisboa, 2005.

SAFATLE, Fernando Netto. A economia política do etanol. A democratização da agroenergia e o impacto na mudança do modelo econômico. São Paulo: Alameda, 2011.

SILVA, Ozires; FISCHETTI, Decio. Etanol: a revolução verde e amarela. São Paulo: Bizz Editorial, 2008.

TRENTINI; Flavia et. al. Sustentabilidade: o desafio dos biocombustíveis. São Paulo: Annablume: 2010.

WALLERSTEIN, Immanuel. Após o liberalismo. Em busca da reconstrução do mundo. Trad. Ricardo Anibal Rosenbush. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

YERGIN, Daniel. O petróleo. Uma história de ganância, dinheiro e poder. Trad. Leila Marina U. Di Natale, Maria Cristina L. de Góes. São Paulo: Scritta, 1992.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Freitas, E. P. de. (2016). O USO DOS AGROCOMBUSTÍVEIS NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ENERGIA EM PORTUGAL (UE) E NO BRASIL. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1928