PAPEL DA MULHER NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO POLÍTICO URBANO: O CASO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL-TO

PAPEL DA MULHER NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO POLÍTICO URBANO: O CASO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL-TO

Autores

  • Roberto Souza SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

Resumo

Este trabalho baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre o tema: o papel da mulher na organização do espaço político urbano em Porto Nacional – TO e na pesquisa de campo através de elaboração e execução de entrevistas. Para verificar a organização política da mulher no espaço urbano de Porto Nacional-TO, elaborou-se um questionário dirigido a duas mulheres que moram em Porto Nacional-TO. As noções de feminilidade e masculinidade podem mudar ao longo da história conforme as transformações sociais ocorridas. Constata-se que em Porto Nacional – TO houve e há várias lutas da mulher para alcançar uma maior autonomia e liberdade de expressão política e social.

Biografia do Autor

Roberto Souza SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS

Graduado em Geografia, Mestre em Planejamento Urbano pela UnB-DF e doutorado em Geografia Regional pela UNESP-Rio Claro SP. Professor associado do curso de Geografia do Campus Universitário-UFT de Porto Nacional-TO e professor permanentec do Mestrado em Geografia UFT Porto Nacional. Pós-doutorado em geografia humana pelo Instituto de Estudos Socioambientais -IESA-UFG Goiania-GO. Membro do Necleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrarios - NURBA.

Downloads

Publicado

2018-11-06

Como Citar

SANTOS, R. S. (2018). PAPEL DA MULHER NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO POLÍTICO URBANO: O CASO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL-TO: PAPEL DA MULHER NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO POLÍTICO URBANO: O CASO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL-TO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 4(1), 43–56. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/5358