O crepúsculo da literatura na escola de papel
caminhos de um amanhecer
Résumé
Neste trabalho, investigamos o ensino e leitura de literatura nas escolas públicas brasileiras. Com base em fundamentos científicos e empíricos desde pesquisas, discussões e experiências docentes, nesses espaços, temos notado a presença de dois fenômenos assimétricos: de um lado, o crepúsculo, caracterizado pelos ranços das unidades de ensino e práticas pedagógicas tradicionais, que denominamos de escolas de papeis; e de outro, o amanhecer, que aponta para as práticas de leitura em sala de aula, investigações e eventos de letramentos criativos, transformadores, empoderadores da subjetividade, da capacidade analítica e da humanidade dos leitores em potencial. Como professores e investigadores do ensino de literatura na educação básica, fugir da penumbra do crepúsculo tornou-se um imperativo. Engessamento escolar e práticas desmotivadoras acinzentam as salas de aulas. É tempo de fortalecer os caminhos de um amanhecer mais abrangente da leitura da literatura nesses espaços de ensino. Evidências de que os primeiros raios do sol já começam a alvorecer no horizonte de muitas escolas, apontamos práticas que valorizam a subjetividade leitora, bem como pesquisas e eventos que vêm promovendo o ensino e formação de leitores literários na perspectiva da humanização por meio do texto literário.
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