Linguagem Culta x Linguagem Popular nas Aulas de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos – EJA: Desafios e Possibilidades

Authors

  • Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macedo Universidade Federal do Tocantins
  • Edsom Rogério ´Silva UFT
  • Jair Severino do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O presente artigo busca demonstrar de que forma os professores de língua portuguesa intermediam a relação entre a língua entendida como culta e a linguagem popular no ambiente de sala de aula, em turmas de Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Município de Palmas - TO. Para tanto, procura-se identificar se os professores reconhecem a linguagem popular como modalidade que deve ser prestigiada enquanto variante linguística; que concepções expressam sobre o ensino de língua portuguesa e quais suas práticas de ensino em sala de aula relacionadas à problemática aqui analisada. Para tal, a pesquisa em questão apoia-se nos referenciais da Sociolinguística, da Etnolinguística e também em pesquisa de campo realizada com professores de uma escola pública da referida capital.

Author Biographies

Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macedo, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras pela UFT, Campus de Porto Nacional. E-mail: ana_marcia@hotmail.com

Edsom Rogério ´Silva, UFT

Graduado em Letras, especialista em Cidadania e Cultura e mestre em Letras pela UFT.

Jair Severino do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Letras pela UFT, Campus de Porto Nacional. E-mail: jairjlnascimento@hotmail.com

Published

2019-03-09

How to Cite

Macedo, A. M. R. de M., ´Silva, E. R., & Nascimento, J. S. do. (2019). Linguagem Culta x Linguagem Popular nas Aulas de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos – EJA: Desafios e Possibilidades. Porto Das Letras, 5(1), 85–101. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4883

Issue

Section

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS