Linguagem Culta x Linguagem Popular nas Aulas de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos – EJA: Desafios e Possibilidades

Autores/as

  • Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macedo Universidade Federal do Tocantins
  • Edsom Rogério ´Silva UFT
  • Jair Severino do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

Resumen

O presente artigo busca demonstrar de que forma os professores de língua portuguesa intermediam a relação entre a língua entendida como culta e a linguagem popular no ambiente de sala de aula, em turmas de Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Município de Palmas - TO. Para tanto, procura-se identificar se os professores reconhecem a linguagem popular como modalidade que deve ser prestigiada enquanto variante linguística; que concepções expressam sobre o ensino de língua portuguesa e quais suas práticas de ensino em sala de aula relacionadas à problemática aqui analisada. Para tal, a pesquisa em questão apoia-se nos referenciais da Sociolinguística, da Etnolinguística e também em pesquisa de campo realizada com professores de uma escola pública da referida capital.

Biografía del autor/a

Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macedo, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras pela UFT, Campus de Porto Nacional. E-mail: ana_marcia@hotmail.com

Edsom Rogério ´Silva, UFT

Graduado em Letras, especialista em Cidadania e Cultura e mestre em Letras pela UFT.

Jair Severino do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Letras pela UFT, Campus de Porto Nacional. E-mail: jairjlnascimento@hotmail.com

Publicado

2019-03-09

Cómo citar

Macedo, A. M. R. de M., ´Silva, E. R., & Nascimento, J. S. do. (2019). Linguagem Culta x Linguagem Popular nas Aulas de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos – EJA: Desafios e Possibilidades. Porto Das Letras, 5(1), 85–101. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4883

Número

Sección

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS