Dicionário Escolar e Livro Didático: uso na construção do conhecimento linguístico na Escola de Educação Básica

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Abstract

Neste artigo analisamos algumas tentativas de articulação entre o uso do Dicionário Escola (DE) e o Livro Didático (LD) no contexto de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. O DE e o LD são ferramentas vinculadas ao trabalho do professor, auxiliado no processo de ensinar e aprender línguas.  Buscou-se compreender as concepções dos termos morfossintáticos referentes às classes gramaticais presentes nos referidos materiais pedagógicos e quais diálogos são possibilitados pela intermediação docente para a ampliação do repertório linguístico dos alunos. Foi utilizada a metodologia documental (SÁ-SILVA, ALMEIDA e GUINDANI, 2009), com análise de materiais do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Os resultados deste estudo mostraram que os conceitos das classes gramaticais apresentados pelo livro didático ampliados pelas atividades propostas e pela consulta ao dicionário pode facilitar a compreensão por parte dos alunos. Nesse sentido, a relação dialética entre o livro didático e o dicionário nas aulas de língua portuguesa podem tornar o ensino e aprendizagem mais profícuos.

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Veröffentlicht

2023-12-31

Zitationsvorschlag

de Jesus Oliveira, E., & dos Santos Silva, J. (2023). Dicionário Escolar e Livro Didático: uso na construção do conhecimento linguístico na Escola de Educação Básica. Porto Das Letras, 9(Especial), 445–459. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17058

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Rubrik

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira