Dicionário Escolar e Livro Didático: uso na construção do conhecimento linguístico na Escola de Educação Básica
Résumé
Neste artigo analisamos algumas tentativas de articulação entre o uso do Dicionário Escola (DE) e o Livro Didático (LD) no contexto de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. O DE e o LD são ferramentas vinculadas ao trabalho do professor, auxiliado no processo de ensinar e aprender línguas. Buscou-se compreender as concepções dos termos morfossintáticos referentes às classes gramaticais presentes nos referidos materiais pedagógicos e quais diálogos são possibilitados pela intermediação docente para a ampliação do repertório linguístico dos alunos. Foi utilizada a metodologia documental (SÁ-SILVA, ALMEIDA e GUINDANI, 2009), com análise de materiais do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Os resultados deste estudo mostraram que os conceitos das classes gramaticais apresentados pelo livro didático ampliados pelas atividades propostas e pela consulta ao dicionário pode facilitar a compreensão por parte dos alunos. Nesse sentido, a relação dialética entre o livro didático e o dicionário nas aulas de língua portuguesa podem tornar o ensino e aprendizagem mais profícuos.
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