Estudantes hispano falantes e seu aprendizado do português brasileiro

vicissitudes da linguagem formal e informal

Autor/innen

  • Estefanía Hincapié Aguirre Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Flávia Girardo Botelho Borges PPGEL – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Abstract

Resumo: As narrativas são um forte instrumento humano para compartilhar experiências e conhecimentos. Ao narrar suas experiências, os sujeitos revelam saberes, fragilidades, expectativas e aprendizagens. Partindo deste pressuposto, neste artigo, analisaremos o desenvolvimento da aprendizagem da língua portuguesa por estudantes hispano falantes, imersos no contexto brasileiro, situados entre dois tipos de linguagem: a linguagem formal ou acadêmica e a linguagem popular. Neste sentido, a análise estará baseada em um estudo de caso dentro do campo de estudos da Linguística Popular. Para conduzir esta pesquisa, uma questão foi estabelecida: Que narrativas surgem quando os estudantes falam de suas experiências praticando o português brasileiro? Além disso, foi estabelecido um objetivo: descrever as narrativas contadas pelos estudantes. A amostra é composta por dois participantes que vivem no Brasil e estão estudando seu mestrado. Foi selecionada a entrevista semiestruturada como o instrumento de coleta de dados, baseada em perguntas sobre as experiências dos estudantes no aprendizado e na prática do português brasileiro. Os resultados das análises revelaram que os participantes da amostra aprendem a escrever e falar corretamente para entrar em uma vida acadêmica, não tanto em uma vida social, e que quando estão tendo uma conversa informal, ao encontrar essa linguagem popular brasileira, leva um pouco mais de tempo para eles compreenderem sentenças e decifrar o significado de algumas palavras. Em síntese, o estudo revelou que quando eles têm uma imersão social, tudo muda, porque aprendem dois tipos de linguagem, o jargão coloquial e a linguagem acadêmica.

Palavras-chave: linguística popular; aprendizagem de línguas; estudantes hispano falantes.

Autor/innen-Biografien

Estefanía Hincapié Aguirre, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em LICENCIATURA BÁSICA CON ÉNFASIS EN INGLÉS pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Bogotá, Colombia-2015). Atualmente é bolsista da CAPES PAEC/OEA e está fazendo seu mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM na linha de Linguística na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de linguística como docente de aula (inglês e espanhol).

Flávia Girardo Botelho Borges, PPGEL – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFMT) e líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino, Interação e Aprendizagem (LEIA). É coordenadora pedagógica e professora dos cursos de Português para Estrangeiros e do exame CELPE-BRAS da UFMT. Também participa como coordenadora da área de Português para Estrangeiros da Rede Andifes-IsF. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Português como língua estrangeira/segunda/adicional; Formação de Professores de Português como língua estrangeira/adicional, Letramentos, Didática do ensino-aprendizagem de línguas.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2021-11-07

Zitationsvorschlag

Hincapié Aguirre, E., & Girardo Botelho Borges, F. (2021). Estudantes hispano falantes e seu aprendizado do português brasileiro: vicissitudes da linguagem formal e informal. Porto Das Letras, 7(4), 41–58. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/12434