O CONTO “MORELA”, DE EDGAR A. POE À LUZ DA SEMIÓTICA GREIMASIANA E SUAS INTERFACES COM O IMAGINÁRIO DURANDIANO

Autores

  • Jorge Lucas Marcelo dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG

Palavras-chave:

Semiótica Discursiva. Antropologia do Imaginário. Edgar A. Poe. Morela.

Resumo

A enunciação literária de Edgar A. Poe nos conduz a uma experiência semiolinguística na medida em que as intersecções entre semiótica e imaginário perpassam a análise do discurso literário. A partir disso, objetivamos descrever e formalizar as estruturas semionarrativas do conto “Morela” de Poe. Nessa perspectiva, aplicaremos o percurso gerativo de sentido de Greimas como instrumento teórico-metodológico. Além disso, de modo interdisciplinar, consideraremos as contribuições de Gilbert Durand sobre o imaginário.

Biografia do Autor

Jorge Lucas Marcelo dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG

Mestre de Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás -PPG-IELT/UEG. Graduado em Pedagogia e Letras pela Universidade Federal de Goiás. 

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

Marcelo dos Santos, J. L. (2021). O CONTO “MORELA”, DE EDGAR A. POE À LUZ DA SEMIÓTICA GREIMASIANA E SUAS INTERFACES COM O IMAGINÁRIO DURANDIANO. Porto Das Letras, 7(especial), 25–48. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8970