SIGN AND (DE)SIGN

É POSSÍVEL UMA SEMIÓTICA DO ESPAÇO ESCOLAR?

Autores

Resumo

O presente ensaio visa discutir criticamente as condições teóricas e filosóficas para uma abordagem semiótica do espaço escolar. Com os aportes de autores como Iuri Lotman e Mikhail Bakhtin, que defendem uma semiótica axiologicamente orientada, bem como os estudos de Augusto Ponzio e Thomas Sebeok, que recolocam as relações entre linguagem, cultura e processos formativos, as autoras discutem a perspectiva semiótica que assumem, e apresentam as possibilidades da leitura e design crítico de ambientes educacionais a partir dessa. A partir de uma experiência de discussão crítica no curso Magistrale de Design de Ambientes Educacionais, na Università degli Studi di Padova, no primeiro semestre do ano letivo italiano 2022/23, as autoras apresentam a semiótica do espaço escolar realizada por estudantes e professoras em diálogo, defendendo os princípios dessa área de pensamento e prática em pleno desenvolvimento, e que deve tomar cena nos trabalhos pedagógicos nas escolas e de formação inicial e continuada de professoras e profissionais responsáveis pelas configurações dos espaços educacionais.

Biografia do Autor

Marina Santi, Università degli Studi di Padova

Marina Santi è professore ordinario di Didattica e Pedagogia Speciale presso Dipartimento FISPPA dell'Università di Padova.

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

Barenco, M., & Santi, M. (2023). SIGN AND (DE)SIGN: É POSSÍVEL UMA SEMIÓTICA DO ESPAÇO ESCOLAR?. Porto Das Letras, 9(1), 160–181. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15629