SIGN AND (DE)SIGN
É POSSÍVEL UMA SEMIÓTICA DO ESPAÇO ESCOLAR?
Resumo
O presente ensaio visa discutir criticamente as condições teóricas e filosóficas para uma abordagem semiótica do espaço escolar. Com os aportes de autores como Iuri Lotman e Mikhail Bakhtin, que defendem uma semiótica axiologicamente orientada, bem como os estudos de Augusto Ponzio e Thomas Sebeok, que recolocam as relações entre linguagem, cultura e processos formativos, as autoras discutem a perspectiva semiótica que assumem, e apresentam as possibilidades da leitura e design crítico de ambientes educacionais a partir dessa. A partir de uma experiência de discussão crítica no curso Magistrale de Design de Ambientes Educacionais, na Università degli Studi di Padova, no primeiro semestre do ano letivo italiano 2022/23, as autoras apresentam a semiótica do espaço escolar realizada por estudantes e professoras em diálogo, defendendo os princípios dessa área de pensamento e prática em pleno desenvolvimento, e que deve tomar cena nos trabalhos pedagógicos nas escolas e de formação inicial e continuada de professoras e profissionais responsáveis pelas configurações dos espaços educacionais.
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, M. Lendo Razlúka de Púchkin: a voz do outro na poesia lírica. Trad. Marisol Barenco e Mario Ramos Francisco Junior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
BAKHTIN, M. Para uma Filosofia do Ato Responsável. Trad. Valdemir Miotello & Carlos Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 2002.
BATESON G. Una sacra unità. Milano: Adelphi, 1997.
BEMONG, N. et al. Bakhtin e o Cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas. Tradução Oziris Borges Filho et al. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
GOULD, S. J. & Vrba E. S. Exaptation: a missing term in the science of form. In: Paleobiology, 8, 1982, pp. 4-15.
GOULD S.J. Exaptation: a crucial tool for an evolutionary Psychology, in: Journal of Social Issues, 47(3), 1991, pp. 43-65.
GOULD S. La struttura della teoria dell’evoluzione. Torino: Codice, 2012.
LOPES, J. J. M. & MELLO, M. B. O jeito de que nós crianças pensamos sobre certas coisas: dialogando com as lógicas infantis. Rio de Janeiro: Rovelle Editora, 2010.
LOTMAN, I. Mecanismos imprevisíveis da cultura. Trad. Irene Machado. São Paulo: Hucitec, 2021.
LOTMAN, J. Il girotondo delle muse: semiotica delle arti. Trad. Silvia Burini. Milano: Bompiani; Campo Aberto, 2022.
LÓTMAN, I. La semiosfera I. Semiótica de la cultura y del texto, Acerca de la semiosfera. Madrid: Cátedra, 1996.
LOTMAN, J. L’architettura nel contesto della cultura. Trad. Silvia Burini. In: eSamizdat, 2004 (II), 3.
LOTMAN, Y. “O problema do fato histórico”. In: SERRA et al. La exuberancia de los límites: homenaje a Jorge Lozano. Capítulo: BURINI, S. Yuri Lotman e o problema do fato histórico. Madrid: Biblioteca Nueva, 2013.
MELLO, M. B.; LOPES, J. J. “Il Cronotopo nelle immagini della povertà in Gogol’ e Dostoevskij”. In: PETRILLI, Susan (cura). L’immagine nella parola, nella musica e nella pittura. Milano/Udine: Mimesis Edizione, 2018 (Mimesis / Athanor. Semiotica, Filosofia, Arte, Letteratura. Collana diretta da Augusto Ponzio. n.s. XXVIII, 21)
MORRIS, C. Scritti di semiotica e di estetica. Trad., introd. e cura di S. Petrilli. Pensa Multimedia: Lecce, 2012.
PONZIO, A. Livre Mente: processos cognitivos e educação para a linguagem. Trad. Marisol Barenco e Marcus Vinicius Oliveira. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
SANTI, M. “Adattamento (Esattamento)”. In: D’ALONZO, L. (ed.) Dizionario di pedagogia speciale, 2019, pp. 28-36.
SEBEOK, T. A. Global semiotics. Bloomington: Indiana University Press, 2001
UEXKÜLL, J. v. Dos animais e dos homens. Lisboa: Editora Livros do Brasil, 1982.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).