O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios

Authors

  • Edsom Rogério Silva UFT

Abstract

O presente artigo aborda o Ensino Híbrido como possibilidade para promoção da inclusão em sala de aula, uma vez que a adoção de posturas mais democráticas e que encorajem o aluno a agir de forma autônoma, são uma alternativa para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem, isto porque ao invés de se rotular as diferenças como aspectos negativos, ou até mesmo empecilhos, passam a ser encaradas como aliadas no processo de construção do conhecimento. Partindo dessa premissa, inicialmente será apresentado um breve histórico a referida proposta de ensino, buscando definir o que pode ser considerado como metodologia Híbrida de ensino. Na sequência, serão exploradas as possibilidades dessa proposta, como caminho para a mediação da inclusão, frente às diferentes maneiras de apropriação do conhecimento possíveis em uma sala de aula heterogênea. Por fim, analisaremos os desafios e contribuições relacionados à escolha de tal metodologia de ensino, especificamente no contexto das escolas públicas brasileiras.

Author Biography

Edsom Rogério Silva, UFT

Mestrando em Letras pela UFT

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Published

2018-01-10

How to Cite

Silva, E. R. (2018). O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Porto Das Letras, 3(1), 151–164. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4877

Issue

Section

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS