O crepúsculo da literatura na escola de papel

caminhos de um amanhecer

Autores

  • Mario Ribeiro Morais Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • João Carlos de Sousa Ribeiro

Resumo

Neste trabalho, investigamos o ensino e leitura de literatura nas escolas públicas brasileiras. Com base em fundamentos científicos e empíricos desde pesquisas, discussões e experiências docentes, nesses espaços, temos notado a presença de dois fenômenos assimétricos: de um lado, o crepúsculo, caracterizado pelos ranços das unidades de ensino e práticas pedagógicas tradicionais, que denominamos de escolas de papeis; e de outro, o amanhecer, que aponta para as práticas de leitura em sala de aula, investigações e eventos de letramentos criativos, transformadores, empoderadores da subjetividade, da capacidade analítica e da humanidade dos leitores em potencial. Como professores e investigadores do ensino de literatura na educação básica, fugir da penumbra do crepúsculo tornou-se um imperativo. Engessamento escolar e práticas desmotivadoras acinzentam as salas de aulas. É tempo de fortalecer os caminhos de um amanhecer mais abrangente da leitura da literatura nesses espaços de ensino. Evidências de que os primeiros raios do sol já começam a alvorecer no horizonte de muitas escolas, apontamos práticas que valorizam a subjetividade leitora, bem como pesquisas e eventos que vêm promovendo o ensino e formação de leitores literários na perspectiva da humanização por meio do texto literário.       

Biografia do Autor

Mario Ribeiro Morais, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (UFT, 2020). Gerente de Formação e Apoio à Pesquisa na SEDUC/TO. Professor substituto (UFT, Pedagogia, Campus de Palmas).

João Carlos de Sousa Ribeiro

Doutor em Ciência da Literatura (2001) e Pós - Doutor em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor adjunto 4 da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Morais, M. R., & de Sousa Ribeiro, J. C. . (2021). O crepúsculo da literatura na escola de papel: caminhos de um amanhecer. Porto Das Letras, 8(1), 271–290. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/13313

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS