PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA PARA O ESTUDO E A APRENDIZAGEM DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resumo
Este artigo tem o objetivo de explicitar uma proposta metodológica para o ensino do gênero textual artigo científico no Ensino Superior. As sugestões aqui descritas são resultados da experiência dos autores que atuam no Ensino Superior, e que ministram disciplinas de leitura e escrita para cursos de licenciatura e bacharelado e tecnológico em três universidades do Brasil: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade de Brasília (UnB). A sistematização de atividades na graduação em torno dos gêneros textuais se justifica em razão da necessidade de os discentes aprenderem a ler e a escrever textos acadêmicos das áreas de especialidade dos cursos superiores. Assim, esperamos auxiliar os professores das disciplinas, uma vez que há poucas iniciativas que possibilitem situações autênticas de interação comunicativa no espaço universitário. Nossa proposta tem como alvo aprimorar a leitura e a escrita, com seleção vocabular e estrutura adequadas ao gênero em estudo, para que os discentes possam aperfeiçoar essas competências, com vistas à produção científica e à submissão de trabalhos em eventos científicos, anais e periódicos.
Referências
BARBOSA, M. A. Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia, Identidade científica, Objeto, Métodos, Campos de atuação. SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE TERMINOLOGIA E I ENCONTRO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA TÉCNICO-CIENTÍFICA. 1990, Brasília. Anais... Brasília, 1990, p. 152-158.
BITTENCOURT, M. Academic Abstracts: a genre analysis. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. Programa de Pós-Graduação em Inglês/Universidade Federal de Santa Catarina, 1995.
CORTES, G. O. O gênero artigo científico e os manuais didáticos acadêmicos: um olhar sobre as propostas de ensino. Revista UniLetras. v. 31, n. 2, 2009. DOI: https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i2.1891.
COSTA, A. R. O gênero textual artigo científico: estratégias de organização. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2003.
CRAVEIRO, M., CAMPETTI SOBRINHO, G. Guia prático de leitura e escrita: redação, resumo técnico, ensaio, artigo, relatório. In: OLIVEIRA, J. L. de (Org.). Guia prático de leitura e escrita: redação, resumo técnico, ensaio, artigo, relatório. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 25ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
GONÇALVES, E. P. Iniciação à Pesquisa Científica. São Paulo: Alínea, 2003.
GUIMARÃES, T. C. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
GUSTAVII, B. Como escrever e ilustrar um artigo científico. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
MACHADO, A. R; LOUSADA, E; ABREU-TARDELLI, L. S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MACHADO, A. R; LOUSADA, E; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
OLIVEIRA, M. F. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011. 72 p.
PAVEL, S.; NOLET, D. Manual de terminologia. Adaptação para a língua portuguesa de Enilde Faulstich. Canada: Public Works and Government Services, 2002.
QUADROS, R. M.; STUMPF, M. R. Libras: que língua é essa? Revista Roseta. v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: http://www.roseta.org.br/pt/2019/02/21/libras-o-que-e-esta-lingua/ Acesso em: 14 set 2020.
SILVA, P. N.; ROSA, R. O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. v. 35, n. 4, dez 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460x2019350409
VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade. Fundamentos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).