O NARRADOR TESTEMUNHA ENTRE O PASSADO E O PRESENTE NO RESGATE DA HISTÓRIA NO CONTO “OS SOBREVIVENTES”, DE CAIO FERNANDO ABREU

Autores

Palavras-chave:

Memória e ficção. Narrativa testemunhal. Função autor-realidade social.

Resumo

Este artigo é uma reflexão que tem como objeto de análise o conto "Os Sobreviventes", da obra "Morangos mofados", de Caio Fernando Abreu, a partir da noção de narrador-testemunha de fatos experenciados no passado e presentes em sua memória discursiva - as experiências políticas da Ditadura Militar, no Brasil, nas décadas de 1960 a 1980 -, resgatando-os a fim de que possam ser reorganizados, atribuindo-lhes devido sentido no presente diante da perda dos ideais do passado. A metodologia utilizada é de cunho analítico-interpretativo-reconstrutivo de investigação bibliográfica principal (Caio) e secundária (BENJAMIN, 2005; BOSI, 2002; CALVINO, 1979; ECO, 2001; GAGNEBIN, 2006; ORLANDI (2004), PÊCHEUX (2007), SELIGMANN-SILVA, 2003). Interessa esta investigação enquanto leitura da revisão do passado das personagens e de sua geração quando se articula com as noções de história, trauma e testemunho do referencial visitado ao perceber nisso uma experiência cindida a partir de uma narrativa transfigurada pela narração entrecortada e fragmentada. Esta postura aderida pelo contista pode estabelecer relações em que os antagonismos não resolvidos retornam à narrativa como os problemas imanentes das personagens. Nesse sentido, ao fazer uso da fragmentação formal, o autor estabelece uma conexão entre forma de composição e conteúdo narrado, conservando na própria estrutura da obra literária os conflitos e antagonismos sociais insolúveis. Sendo assim, de alguma maneira, a obra de Caio Fernando Abreu prevê o seu leitor, tanto o interpretante imediato quanto interpretante dinâmico, que no curso da interpretação do conto poderá atribuir os sentidos evocados nas marcas deixadas pelo autor, tornando-se, assim, leitor-modelo.       

Biografia do Autor

Gilmar de Azevedo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1987) e Especialização e Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998 e 2000, respectivamente). Atualmente, é Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Literatura, na área de Comunicação/Letras com ênfase em transcodificação midiática e na a área de Educação em projetos como Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (PEFPD) no Plano Nacional de Formação de Docentes (PARFOR), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Letramentos, Tecnologias, Informação, Comunicação e Diversidade nos Processos de Inclusão e Promoção Social (na Linha de Pesquisa 1- Linguagens, Identidades e Letramentos); Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais; Teoria e Prática da Formação do Leitor.

Referências

ABREU, C. F. Morangos mofados: Porto Alegre: Agir, 1995.

BENJAMIN, W. “Sobre o conceito de história”. Trad. Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. In: LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005, p. 41-142.

BOSI, A. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CALVINO, I. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 1979.

ECO, U. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ECO, U. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo. Martins Fontes, 2001.

EAGLETON, T. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. 5ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006a.

GAGNEBIN, J. M. Seis teses sobre as “teses”. Cult, ano 9, nº 106, set. 2006b, p. 50-53.

GINZBURG, J. Exílio, memória e história: notas sobre “Lixo e purpurina” e “Os sobreviventes” de Caio Fernando Abreu. Literatura e Sociedade (USP), São Paulo, n.8, p. 36-45, 2005.

KELSEN, H. Jurisdição Constitucional. Tradução de Alexandre Krug. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LINS, O. Guerra sem Testemunhas. São Paulo, Martins Editora, 1969.

MAGRI, M.M. Revisão da História e testemunho no conto “Os sobreviventes” de Caio Fernando de Abreu. Revista Escrita Ano 2010. Número 11. ISSN 1679-6888. 2010.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003[1999].

ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004[1996].

ORLANDI, E. As Formas do Silêncio: no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2007[1992].

PÊCHEUX, M. O discurso: Estrutura ou acontecimento? Tradução de Eni Orlandi. Campinas, Pontes, 1990[1983].
PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: Pierre Achard. Papel da Memória. Tradução de José horta Nunes. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007[1999]. p. 49-58.

PESAVENTO, S. J. (Org.). Fronteiras do milênio. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.

SELIGMANN-SILVA, M. (Org.). História, memória, literatura. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Goulart, J. B. da S., & Azevedo, G. de. (2021). O NARRADOR TESTEMUNHA ENTRE O PASSADO E O PRESENTE NO RESGATE DA HISTÓRIA NO CONTO “OS SOBREVIVENTES”, DE CAIO FERNANDO ABREU . Porto Das Letras, 7(3), 339–355. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11473

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política