Argumentação como instrumento de (trans)formação social
o pensamento crítico para construção da (cons)ciência
Resumo
Esse artigo tem como objetivo suscitar reflexões, a partir de projeções de (trans)formação social pautadas na argumentação, para promoção da construção da (cons)ciência dos sujeitos. Esse objetivo responde à questão geradora que busca investigar: “de que modo a (tras)formação social é viabilizada por meio da argumentação em favor da construção da (cons)ciência?”. Para isso, recorre-se à fundamentação teórica com base em Mazzali (2009), Fiorin (2014) e Quast (2016) que abordam as concepções de retórica, discurso e argumentação, Liberali e Fuga (2012), Liberali (2013), Guzzo e Lima (2018) no que se refere ao desenvolvimento do pensamento crítico. Além da ancoragem nas concepções do Marxismo e Bakhtiniana de linguagem. Justifica-se na percepção de que o desenvolvimento do pensamento crítico criativo-colaborativo é uma importante possibilidade para superação de discursos de poder, promoção de participação social e reconhecimento de que o processo argumentativo pode ser um instrumento adequado quando aliado a essa concepção. Quanto à natureza metodológica, é de caráter qualitativo e tem como intenção a produção de uma revisão de literatura sobre o tema proposto, cujo contexto se formou a partir das aulas do curso de (nome do curso) da (nome de Universidade), na disciplina “(nome da disciplina)”. Como resultado se espera contribuir com as discussões acerca da (trans)formação social, a partir da argumentação, para desenvolvimento da (cons)ciência dos indivíduos e que possa favorecer, também, as práticas relacionadas à construção do pensamento crítico e de valorização das vozes sociais para superação de verdades absolutas e dos discursos de poder.
Referências
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