Quatro vezes Lindonéia
Da nova figuração e do tropicalismo nos anos 1960 à poesia dos anos 1970
DOI:
https://doi.org/10.20873.24.4022Palavras-chave:
Lindonéia, Rubens Gerchman, Antonio Carlos da Fontoura, Tropicalismo, Armando Freitas FilhoResumo
Este artigo acompanha a manifestação visual, audiovisual, cancional e poética da personagem Lindonéia em quatro momentos: sua concepção em Lindonéia, a Gioconda do subúrbio, obra de Rubens Gerchman (1966), sua presença em Ver ouvir, curta-metragem de Antonio Carlos da Fontoura (1966), sua reinvenção em “Lindonéia”, canção de Gilberto Gil e Caetano Veloso na voz de Nara Leão (1968), e sua menção em “Cidade maravilhosa”, poema de Armando Freitas Filho (1979). Apesar dessa intertextualidade frutífera entre a chamada nova figuração e o tropicalismo musical, a figura de Lindonéia foi pouco abordada pela crítica. Lançando mão de algumas sugestões das leituras de Celso Favaretto (2007) e de Marcos Napolitano (2018) sobre a canção tropicalista, a interpretação que aqui se desenvolve observa que Lindonéia se espraia nesses trabalhos como uma figura que concentra tanto as esperanças difusas de uma modernização econômica brasileira quanto a frustração dessas expectativas, transformadas em miragem para a personagem negra e suburbana que morre ainda jovem e bela, desprovida de futuro.
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