SOFTWARES LIVRES E EQUIPAMENTOS MANUFATURADOS: possíveis recursos para a integração curricular das TDIC

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p455

Mots-clés :

softwares

Résumé

Este artigo relata uma experiência de formação de professores, com ênfase no pensamento computacional, via produção de videoaulas. Foi criado um estúdio de multimídia utilizando os recursos tecnológicos do LIFE (computador, projetor multimídia, TV e lousa digital) e mecanismos manufaturados de materiais alternativos. Também foram priorizados os softwares e plataformas livres, descritos neste artigo. As videoaulas produzidas pela turma piloto mostraram que a integração curricular das mídias digitais, apesar de carecer de políticas públicas comprometidas com um processo de médio e longo prazo, pode ser potencializada via recursos existentes nas instituições educacionais e pela criação de redes de compartilhamento dos produtos e práticas desenvolvidas.

 

PALAVRAS-CHAVE: tecnologias digitais; pensamento computacional; videoaulas, formação de professores; materiais alternativos.

 

ABSTRACT

This article reports an experience of teacher training, with an emphasis on computational thinking, through videotape production. A multimedia studio was created using the technological resources of LIFE (computer, multimedia projector, TV and digital slate) and manufactured mechanisms of alternative materials. We also prioritized the softwares and free platforms, described in this article. The videotapes produced by the pilot group have shown that the curriculum integration of digital media, despite lacking public policies committed to a medium and long term process, can be enhanced through existing resources in educational institutions and through the creation of networks of sharing of products and practices.

 

KEYWORDS: digital technologies; computational thinking; videotapes, teacher training; alternative materials.

 

RESUMEN

Este artículo relata una experiencia de formación de profesores, con énfasis en el pensamiento computacional, vía producción de videojuegos. Se creó un estudio multimedia utilizando los recursos tecnológicos de LIFE (ordenador, proyector multimedia, TV y pizarra digital) y mecanismos manufacturados de materiales alternativos. También se han priorizado los softwares y plataformas libres, descritos en este artículo. Las videocas producidas por la clase piloto mostraron que la integración curricular de los medios digitales, a pesar de carecer de políticas públicas comprometidas con un proceso de mediano y largo plazo, puede ser potencializada a través de recursos existentes en las instituciones educativas y por la creación de redes de distribución de los productos y prácticas desarrolladas.

 

PALABRAS CLAVE: Tecnologías digitales; Pensamiento computacional; videoconferencia, formación de profesores; materiales alternativos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lina Maria Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação: currículo (CED) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT). E-mail: lina.mg@uft.edu.br.

Augustus Caeser Frank Portella, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal -BIONORTE. Atualmente sou Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins-UFT e pertenço ao quadro de professores convidado dos cursos de Pós-graduação, Mestrado em Biotecnologia e Mestrado em Floresta e Meio Ambiente. Atuando nas áreas de Planejamento de Experimentos e Estatística com ênfase em Microbiologia Preditiva, Bioestatística e Bioinformática. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática-PARFOR (2010 a 2014), com participação efetiva na elaboração dos projetos pedagógicos do referido curso. Desenvolvo Trabalhos em Microbiologia (Expressão gênica Bacillus thuringiensis), e bioprospecção de plantas com atividade fungioestática e entomocida. atuando principalmente nos seguintes temas: Controle biológico de pragas e vetores.

Mateus dos Santos Limeira Luz, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Química Ambiental na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi. Estagiário do Curso de Química na modalidade a distância. Desenvolvedor do estúdio alternativo de multimídia utilizando os recursos tecnológicos do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE Gurupi (computador, projetor multimídia, TV e lousa digital) e mecanismos manufaturados de materiais reaproveitados. E-mail: mateus.s.l.luz@uft.edu.br. 

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Publié-e

2019-01-14

Comment citer

GONÇALVES, Lina Maria; PORTELLA, Augustus Caeser Frank; LUZ, Mateus dos Santos Limeira. SOFTWARES LIVRES E EQUIPAMENTOS MANUFATURADOS: possíveis recursos para a integração curricular das TDIC. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 455–477, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p455. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4736. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

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