FREE SOFTWARES AND MANUFACTURED EQUIPMENT: possible resources for the curricular integration of DICT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p455

Keywords:

softwares

Abstract

This article reports an experience of teacher training, with an emphasis on computational thinking, through videotape production. A multimedia studio was created using the technological resources of LIFE (computer, multimedia projector, TV and digital slate) and manufactured mechanisms of alternative materials. We also prioritized the softwares and free platforms, described in this article. The videotapes produced by the pilot group have shown that the curriculum integration of digital media, despite lacking public policies committed to a medium and long term process, can be enhanced through existing resources in educational institutions and through the creation of networks of sharing of products and practices.

 

KEYWORDS: digital technologies; computational thinking; videotapes, teacher training; alternative materials.

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Author Biographies

Lina Maria Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação: currículo (CED) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT). E-mail: lina.mg@uft.edu.br.

Augustus Caeser Frank Portella, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal -BIONORTE. Atualmente sou Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins-UFT e pertenço ao quadro de professores convidado dos cursos de Pós-graduação, Mestrado em Biotecnologia e Mestrado em Floresta e Meio Ambiente. Atuando nas áreas de Planejamento de Experimentos e Estatística com ênfase em Microbiologia Preditiva, Bioestatística e Bioinformática. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática-PARFOR (2010 a 2014), com participação efetiva na elaboração dos projetos pedagógicos do referido curso. Desenvolvo Trabalhos em Microbiologia (Expressão gênica Bacillus thuringiensis), e bioprospecção de plantas com atividade fungioestática e entomocida. atuando principalmente nos seguintes temas: Controle biológico de pragas e vetores.

Mateus dos Santos Limeira Luz, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Química Ambiental na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi. Estagiário do Curso de Química na modalidade a distância. Desenvolvedor do estúdio alternativo de multimídia utilizando os recursos tecnológicos do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE Gurupi (computador, projetor multimídia, TV e lousa digital) e mecanismos manufaturados de materiais reaproveitados. E-mail: mateus.s.l.luz@uft.edu.br. 

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Published

2019-01-14

How to Cite

GONÇALVES, Lina Maria; PORTELLA, Augustus Caeser Frank; LUZ, Mateus dos Santos Limeira. FREE SOFTWARES AND MANUFACTURED EQUIPMENT: possible resources for the curricular integration of DICT. Observatory Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 455–477, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p455. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4736. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

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