SOFTWARES LIBRES Y EQUIPOS MANUFACTURADOS: posibles recursos para la integración curricular de las TDIC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p455

Palabras clave:

softwares

Resumen

Este artículo relata una experiencia de formación de profesores, con énfasis en el pensamiento computacional, vía producción de videojuegos. Se creó un estudio multimedia utilizando los recursos tecnológicos de LIFE (ordenador, proyector multimedia, TV y pizarra digital) y mecanismos manufacturados de materiales alternativos. También se han priorizado los softwares y plataformas libres, descritos en este artículo. Las videocas producidas por la clase piloto mostraron que la integración curricular de los medios digitales, a pesar de carecer de políticas públicas comprometidas con un proceso de mediano y largo plazo, puede ser potencializada a través de recursos existentes en las instituciones educativas y por la creación de redes de distribución de los productos y prácticas desarrolladas.

 

PALABRAS CLAVE: Tecnologías digitales; Pensamiento computacional; videoconferencia, formación de profesores; materiales alternativos.

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Biografía del autor/a

Lina Maria Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação: currículo (CED) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT). E-mail: lina.mg@uft.edu.br.

Augustus Caeser Frank Portella, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal -BIONORTE. Atualmente sou Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins-UFT e pertenço ao quadro de professores convidado dos cursos de Pós-graduação, Mestrado em Biotecnologia e Mestrado em Floresta e Meio Ambiente. Atuando nas áreas de Planejamento de Experimentos e Estatística com ênfase em Microbiologia Preditiva, Bioestatística e Bioinformática. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática-PARFOR (2010 a 2014), com participação efetiva na elaboração dos projetos pedagógicos do referido curso. Desenvolvo Trabalhos em Microbiologia (Expressão gênica Bacillus thuringiensis), e bioprospecção de plantas com atividade fungioestática e entomocida. atuando principalmente nos seguintes temas: Controle biológico de pragas e vetores.

Mateus dos Santos Limeira Luz, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Química Ambiental na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi. Estagiário do Curso de Química na modalidade a distância. Desenvolvedor do estúdio alternativo de multimídia utilizando os recursos tecnológicos do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE Gurupi (computador, projetor multimídia, TV e lousa digital) e mecanismos manufaturados de materiais reaproveitados. E-mail: mateus.s.l.luz@uft.edu.br. 

Citas

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Publicado

2019-01-14

Cómo citar

GONÇALVES, Lina Maria; PORTELLA, Augustus Caeser Frank; LUZ, Mateus dos Santos Limeira. SOFTWARES LIBRES Y EQUIPOS MANUFACTURADOS: posibles recursos para la integración curricular de las TDIC. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 455–477, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p455. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4736. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

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