AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DIGITAL DOS PROFESSORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DO MARANHÃO

Auteurs-es

  • Jorcelyo Alencar Lima Univeridade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-5530-7937
  • Suzana Gilioli da Costa Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a3pt

Mots-clés :

Educação. Tecnologia. Docente. Competência digital. IFMA

Résumé

A presente investigação científica tem como objetivo avaliar a relação entre tecnologia e as competências digitais na educação no processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino no mundo contemporâneo, cuja função fundamental é a formação intelectual e profissional dos sujeitos. Nesse sentido, o trabalho intitulado “Avaliação do nível de proficiência digital dos professores dos Institutos Federais do Maranhão”, buscou avaliar o nível de proficiência digital dos professores nos Campi dos Institutos Federais no Estado do Maranhão. Foi utilizado o questionário proposto pelo DigCompEdu“CheckIn” EU Science Hub (Centro de Ciências da União Europeia), para análise da autorreflexão dos docentes dos Institutos Federais no Estado do Maranhão.

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Bibliographies de l'auteur-e

Jorcelyo Alencar Lima, Univeridade Federal do Tocantins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (Universidade Federal do Tocantins - UFT). Contador do Instituto Federal do Maranhão – Campus Grajaú.

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Administração de Empresas (Universidade Federal do Tocantins - UFT). Docente dos mestrados em
Gestão de Políticas Públicas e Administração Pública/PROFIAP.

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em Didática da História Professora no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

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Publié-e

2021-04-01

Comment citer

ALENCAR LIMA, Jorcelyo; GILIOLI DA COSTA NUNES, Suzana; DIAS-TRINDADE, Sara. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DIGITAL DOS PROFESSORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DO MARANHÃO. Observatoire Journal, [S. l.], v. 7, n. 2, p. a3pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a3pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11358. Acesso em: 15 août. 2025.