HERRAMIENTA DE DIAGNÓSTICO PARA EL USO DE WHATSAPP EN EL ENTORNO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a6ptPalabras clave:
Comunicación organizacional, Contemporaneidad, Tecnologías digitales de información, WhatsAppResumen
Se presenta un recorte de la investigación en progreso, cuyo objetivo es desarrollar una herramienta de diagnóstico del uso de WhatsApp en ambientes organizacionales. El proyecto orientado para el enfrentamiento de situaciones reales caracteriza la iniciativa como investigación aplicada. La solución implica en la recogida de datos, una categorización de las formas de uso y un algoritmo para el análisis exploratorio básico de las conversaciones en grupos, identificados entre los colaboradores. A partir de un referencial teórico que mira a los cambios resultantes de la digitalización de los procesos sociales de circulación de información, la aplicación test ocurre en el SEBRAE-MA y ha demostrado efectividad en la identificación de problemas específicos .
Descargas
Citas
ALVES, Paulo. Whatsapp supera facebook e se torna app mais popular do mundo. Techtudo, 2019. Disponível em http//www.techtudo.com.br/notícias/2019/01/whasapp-supera-facebook-e-e-o aplicativo-mais-popular-do-mundo.ghtml. Acesso em: 29 jan. 2019.
BRASIL.Senado Federal. Mais de 80% dos brasileiros acreditam que redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas. 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/publicacaodatasenado?id=mais-de 80-dos-brasileiros-acreditam-que-redes-sociais-influenciam-muito-a-opiniao-das-pessoas, no final de 2019. Acesso em: 22 ago.2020.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare, 2017.
CALLON, Michel. Por uma nova abordagem da ciência, da inovação e do mercado: o papel das redes sociotécnicas. In: PARENTE, André. Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010.
CORRÊA, Elizabeth Saad. A comunicação na sociedade digitalizada: desafios para as organizações contemporâneas. In: KUNSCH, MargaridaM. Krohling (org). Comunicação organizacional: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. v.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.
HELENA, Denise. Como funciona whatsapp, o famoso sistema de mensagem instantânea. 2013. Disponível em: https://br.wwwhatsnew.com/2013/07/como-funciona-whatsapp-o-famoso-sistema-de-mensagem-instantanea/. Acesso em: 21 ago.2020.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 6.ed.rev., São Paulo: Summus, 2016.
MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2.ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O que é Whatsapp Business? Veja dicas para o app comercial de mensagens.2019. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2019/11/o-que-e-whatsapp-business-veja-dicas-para-o-app-comercial-de-mensagens.ghtml. Acesso em: 22 ago. 2020.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade (Org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.