Mestrados profissionais na área da comunicação: Notas sobre o design de projetos e critérios para avaliação

Autores

  • Márcio Carneiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a1pt

Palavras-chave:

Comunicação

Resumo

Descreve-se um conjunto de orientações para o design e avaliação de projetos desenvolvidos para mestrados profissionais, a partir da experiência do caso do programa da Universidade Federal do Maranhão, o primeiro do tipo na região da Amazônia brasileira. Partindo das especificações do documento de área da CAPES para a área da Comunicação e Informação e dos conceitos da Design Science, o trabalho reflete também os dez anos de experiência do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias na área da pesquisa aplicada, com abordagem interdisciplinar e criação de soluções de software para apoio ao trabalho dos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Professor dos programas de Design Acadêmico e Comunicação Profissional da UFMA. Coordenador do LABCOM. E-mail: mcszen@gmail.com.

Referências

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área Comunicação e Informação 2017-2020. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/COMUNICACAO.pdf . Acessado em 15 de janeiro de 2020.

LABCOM. Site official do Laboratório de Convergência de Midias – LABCOM. Disponível em : www.labcomdata.com.br . Acessado em 15/01/2020.

MARCH, S.; SMITH, G. Design and natural science research on information technology. Decision Support Systems, v. 15, p. 251-266, 1995.

SANTOS, M. C. Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção – Como big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo. LABCOM Digital. São Luís, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BwblN2uXiXNjQnNMOFFUQjc2enM/view . Acessado em 21/07/2017.

SANTOS, M.C. Pesquisa Aplicada em Comunicação. O estranhamento da interdisciplinaridade que nos assombra. Revista Comunicação e Inovação. Vol. 19, Nº 41. Pags. 18-33. Disponível em: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/viewFile/5469/2550 . Acessado em 15/01/2020.

Publicado

2020-01-03

Como Citar

SANTOS, Márcio Carneiro dos. Mestrados profissionais na área da comunicação: Notas sobre o design de projetos e critérios para avaliação. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 1, p. a1pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9869. Acesso em: 1 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.