A IMAGEM DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DO ENEM: reflexões sobre comunicação pública, representatividade e estereótipos

Autores

  • Bianca Zanella Ribeiro Universidade do Minho
  • Teresa Ruão Universidade do Minho
  • Helena Prates Universidade Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a12pt

Palavras-chave:

Análise visual, Comunicação Pública, Imagem organizacional, Diversidade racial, Universidades

Resumo

O presente estudo consiste em uma análise visual das campanhas oficiais de divulgação do Enem de 2019 e 2020. Tal evidencia a inequívoca preponderância de pessoas brancas na representação publicitária e demonstra subjetividades como a recorrente associação de indivíduos negros ao estereótipo de pobreza e de excepcionalidade. A partir desses insights, discute-se o papel da publicidade governamental na (des)construção da imagem do Ensino Superior e das universidades públicas brasileiras, e chama-se a atenção para o possível uso da comunicação pública como mecanismo político e ideológico.

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Biografia do Autor

Bianca Zanella Ribeiro , Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho.

b.zanella@gmail.com

 

Teresa Ruão , Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Professora associada na mesma instituição.

truao@ics.uminho.pt

 

Helena Prates, Universidade Mackenzie

Doutoranda em Educação, Arte e História pela Universidade Mackenzie.

helena.prates@gmail.com

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

RIBEIRO , Bianca Zanella; RUÃO , Teresa; PRATES, Helena. A IMAGEM DA UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DO ENEM: reflexões sobre comunicação pública, representatividade e estereótipos. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 5, p. a12pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a12pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11257. Acesso em: 5 nov. 2024.

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