DECIFRANDO A UFT: uma leitura semiótica da Universidade Federal do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p221Palavras-chave:
comunicação organizacional, identidade visual, imagem, marca, universidadeResumo
Quando completava 11 anos, a Universidade Federal do Tocantins adotou uma nova marca e incluiu um brasão em sua simbologia, na quarta mudança significativa de identidade visual ao longo de sua história. Cinco anos depois, este artigo recapitula esta evolução por uma abordagem semiótica analítico-descritiva e busca desvendar, com uma visão crítica do discurso institucional e à luz de fundamentos do design e da imagem, possíveis interpretações para além dos significados oficiais das representações simbólicas. Desta leitura conclui-se que as mutações da identidade visual da UFT encontram justificativa no processo de consolidação da Universidade, dialogam com a sua trajetória e podem ser interpretadas como síntese de sua identidade institucional.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação organizacional; identidade visual; imagem; marca; universidade
ABSTRACT
When it was 11 years old, the Federal University of Tocantins adopted a new brand and included a coat of arms in its symbolism, the fourth significant change of visual identity throughout its history. Five years later, this article recapitulates this evolution through an analytic-descriptive semiotic approach and seeks to unveil, with a critical view of institutional discourse and in the light of design and image fundamentals, possible interpretations beyond the official meanings of symbolic representations. From this reading it is concluded that the mutations of UFT's visual identity are justified in the consolidation process of the University, they dialogue with its trajectory and can be interpreted as a synthesis of its institutional identity.
KEYWORDS: Brand; image; organizational communication; university, visual identity
RESUMEN
Cuando cumplía 11 años, la Universidad Federal de Tocantins adoptó una nueva marca e incluyó un escudo en su simbología, en el cuarto cambio significativo de identidad visual a lo largo de su historia. Cinco años después, este artículo recapitula esta evolución por un enfoque semiótico analítico-descriptivo y busca desvelar, con una visión crítica del discurso institucional ya la luz de fundamentos del diseño y de la imagen, posibles interpretaciones más allá de los significados oficiales de las representaciones simbólicas. De esta lectura se concluye que las mutaciones de la identidad visual de la UFT encuentran justificación en el proceso de consolidación de la Universidad, dialogan con su trayectoria y pueden ser interpretadas como síntesis de su identidad institucional.
PALABRAS CLAVE: Comunicación organizacional; identidad visual; imagen; marca; universidad.
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