BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem

Autores

  • Bianca Zanella Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Daniella Lisieux Oliveira Navarro Universidade do Minho
  • Helena Prates Universidade Mackenzie
  • Teresa Ruão Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en

Palavras-chave:

Communication, Science, Higher Education, Advertising, Government Advertising

Resumo

O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Bianca Zanella Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins, graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.

Daniella Lisieux Oliveira Navarro, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do de Juiz de Fora, Especialista em Marketing e Negócios, graduada em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Helena Prates, Universidade Mackenzie

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie SP, especialista em Jornalismo Cultural pela PUC/SP, graduada em Jornalismo pela UCPel.

 

 

Teresa Ruão, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais e Diretora-Adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade desta instituição.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

RIBEIRO, Bianca Zanella; LISIEUX OLIVEIRA NAVARRO, Daniella; PRATES, Helena; RUÃO, Teresa. BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 2, p. a15en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9636. Acesso em: 28 abr. 2024.

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