BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem

Autores

  • Bianca Zanella Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Daniella Lisieux Oliveira Navarro Universidade do Minho
  • Helena Prates Universidade Mackenzie
  • Teresa Ruão Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en

Palavras-chave:

Communication, Science, Higher Education, Advertising, Government Advertising

Resumo

O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Zanella Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins, graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas.

Daniella Lisieux Oliveira Navarro, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do de Juiz de Fora, Especialista em Marketing e Negócios, graduada em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Helena Prates, Universidade Mackenzie

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie SP, especialista em Jornalismo Cultural pela PUC/SP, graduada em Jornalismo pela UCPel.

 

 

Teresa Ruão, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais e Diretora-Adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade desta instituição.

Referências

Agostini, R. (2019, abril 30). MEC cortará verba de universidade por “balbúrdia” e já enquadra UnB, UFF e UFBA. O Estado de S. Paulo [online]. Recuperado de https://bit.ly/3cD663e

Alexander, J. C., Giesen, B., Munch, R., & Smelser, N. J. (1987). The micro-macro link. (J. C. Alexander, B. Giesen, R. Munch, & N. J. Smelser, Orgs.). Berkeley, CA: University of California Press.

Anpof. (2019). Nota de repúdio a declarações do ministro da educação e do presidente da república [...]. Recuperado em 10 junho, 2019, de http://bit.ly/2lA7huI

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BBC. (2020, maio 5). 6 momentos dos ataques de Bolsonaro contra a imprensa – BBC News Brasil. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bbc.in/3h7VE6H

Bolsonaro, J. (2019a, abril 8). Entrevista concedida à Rádio Jovem Pan sobre os primeiros 100 dias de governo. Recuperado em 24 abril, 2019, de http://bit.ly/2jVuibb

Bolsonaro, J. (2019b, abril 26). Post no Twitter @jairbolsonaro. Twitter. Recuperado de https://bit.ly/3cD4lD3

Carvalho, A. (2000). Opções metodológicas em análise de discurso: instrumentos, pressupostos e implicações. Comunicação e Sociedade 2, Cadernos d(14), 143–156.

Clarivate Analytics. (2017). Research in Brazil – A report for Capes by Clarivate Analytics (2011-2016). Recuperado de https://bit.ly/30uocRY

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. ([s.d.]). Tabela de Áreas do Conhecimento. Recuperado de https://bit.ly/2YifSlz

Cruz, A. (2020). Pró-reitores divulgam carta aberta sobre programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq. Recuperado em 30 abril, 2020, de https://bit.ly/3cJVG1a

Dijk, T. A. van. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso. (Z. Pinto-Coelho, Trad.). Porto: Campo das Letras.

Folha de S. Paulo. (2020, abril 16). Bolsonaro ataca jornalistas uma vez a cada 3 dias, aponta entidade de imprensa – 16/04/2020 – Poder – Folha. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2YdiAsF

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. ([s.d.]). Tabela de Áreas de Conhecimento. Capes. Recuperado de https://bit.ly/3haySuZ

G1. (2019, novembro 22). Ministro diz que há plantações de maconha em universidades. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://glo.bo/3gBWSH6

G1. (2020, junho 8). Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19 | Política | G1. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://glo.bo/2XKzAax

Garcia, G., & Gomes, P. H. (2020, maio 19). Bolsonaro anuncia novo protocolo para uso da cloroquina. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f1nTSL

Grandelle, R., & Kapa, R. (2018, novembro 9). Bolsonaro afirma que tentará “aparar” universidades e critica centros acadêmicos. Recuperado em 4 dezembro, 2018, de https://glo.bo/2RX7Tbe

Ilhéu, T. (2019, abril 29). Por que reduzir investimento na área de Humanas não faz sentido no Brasil. Guia do Estudante. Recuperado de https://bit.ly/3f1rbp4

Japão. (2018). Basic Policy on Promotion of Science, Technology and Innovation for Sustainable Development Goals (STI for SDGs). Recuperado de https://bit.ly/2XHELbs

Lima, D. (2019, maio 1). Ministro também quer cortar bolsa que financia pesquisa com ‘viés ideológico’’’. Folha de S. Paulo – Blog Painel. Recuperado de https://bit.ly/2Utx3Qi

Ministério da Saúde. (2020, abril 2). Cerca de 5 milhões de profissionais de saúde serão cadastrados. Recuperado em 9 junho, 2020, de https://bit.ly/2YiUcWH

O Globo. (2020, maio 7). Relembre algumas vezes que Bolsonaro ignorou o isolamento social. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f7unj9

Orlandi, E. P. (2015). Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes.

Pêcheux, M. (1969). Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.

Pêcheux, M. (1990). O Discurso: estrutura ou acontecimento. (E. P. Orlandi, Trad.). Campinas: Pontes.

Revista Fórum. (2019, abril 26). “Pode estudar Filosofia? Pode. Com dinheiro próprio”. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2XJz0Kl

Rocha, D., & Deusdará, B. (2006). Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno. Delta [online], 22(1), 29–52.

Sakamoto, L. (2020, fevereiro 7). De “parasita” a “zebra gorda”, servidor público é alvo do governo Bolsonaro. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://bit.ly/3dSfEIo

Wodak, R., & Meyer, M. (2001). Methods of Critical Discourse Analysis. Londres: Sage Publications.

Publicado

2020-04-01

Como Citar

RIBEIRO, Bianca Zanella; LISIEUX OLIVEIRA NAVARRO, Daniella; PRATES, Helena; RUÃO, Teresa. BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 2, p. a15en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9636. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)