O BRASIL NÃO PRECISA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem

Autores

  • Bianca Zanella Ribeiro Universidade do Minho
  • Daniella Lisieux de Oliveira Navarro Universidade do Minho
  • Helena Zanella Prates Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Teresa Ruão Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15pt

Palavras-chave:

Comunicação;, Ciência, Educação Superior, Propaganda, Publicidade Governamental

Resumo

O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Bianca Zanella Ribeiro, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho, Portugal). Servidora pública lotada na Universidade Federal do Tocantins (UFT).b.zanella@gmail.com.

 

Daniella Lisieux de Oliveira Navarro, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho, Portugal). Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). daniella.ufjf@gmail.com.

 

Helena Zanella Prates, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Pesquisadora no projeto LabCine - Laborátorio de Artes Cinemáticas e Visualização na Universidade Presbiteriana Mackenzie. helena.prates@gmail.com.

 

Teresa Ruão, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho, Portugal). Professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais e Diretora-Adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade desta instituição. truao@ics.uminho.pt.

 

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

RIBEIRO, Bianca Zanella; NAVARRO, Daniella Lisieux de Oliveira; PRATES, Helena Zanella; RUÃO, Teresa. O BRASIL NÃO PRECISA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: uma leitura possível da publicidade governamental sobre o Enem. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 2, p. a15pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10669. Acesso em: 29 abr. 2024.

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