SENSAÇÕES INAUDITAS, MUNDOS POSSÍVEIS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p176

Palavras-chave:

Fotografia, visualidade, Gilles Deleuze

Resumo

Que potências as imagens tem quando descoladas do desejo de representar, explicar, apresentar um real pré-existente? Quando as imagens não desejam mais desvelar verdades, que forças intensivas ganham? O artigo passeia por obras de artistas que, por meio da criação fotográfica, oferecem ao mundo imagens que desequilibram os modos de ver e de pensar a visão e a percepção. Obras que desafiam ordens visuais e enveredam-nos para o não-dito, não percebido e irrepresentável. Diante do excesso de imagens e do esgotamento das possibilidades de absorção do mundo pelas imagens as obras de Miguel Rio Branco, Claudia Andujar, Moisés Patrício e Cao Guimarães criam vazios por onde vazam sensações. Com Peter Pal Pelbart e Gilles Deleuze, a criação artística é pensada (e vivida) como quebra dos automatismos da percepção, como janelas a outros modos de encontro e criação com o mundo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Fotografia; visualidade; Gilles Deleuze.

 

 

ABSTRACT

What forces do images have when they are detached from a desire of representing, explaining, presenting a preexisting real? When the images no longer tend to reveal truths, what intensive forces do they gain? This article presents the works of artists who offer the world, through photographic creation, images that unbalance the ways we see and think of vision and perception. These works defy visual orders and move us toward the unspoken, unperceived and unrepresentable. Faced with the excess of images and the exhaustion of the possibilities of absorption of the world by the images, the works of Miguel Rio Branco, Claudia Andujar, Moisés Patrício and Cao Guimarães create voids through which sensations leak. With Peter Pal Pelbart and Gilles Deleuze, artistic creation is thought of (and lived) as a break from the automatisms of perception, as windows to other kinds of world encounters and creations.

 

KEYWORDS: Photography; visuality; Gilles Deleuze.

 

 

RESUMEN

¿Qué poderes tienen las imágenes cuando se separan del deseo de representar, explicar, presentar una verdad pre-existente? Cuando las imágenes no desean revelar más verdades ¿que fuerzas ganan? El texto trata de obras de artistas que, a través de la creación fotográfica, ofrecen al mundo imágenes que cuestionan las formas tradicionales de ver y pensar la visión y la percepción. Obras que desafían el orden visual y perceptivo y que nos llevan a lo no-dicho, lo no representable. Ante el exceso de imágenes y el agotamiento de las posibilidades de absorber el mundo a través de ellas, las obras de Miguel Rio Branco, Claudia Andujar, Moises Patrício e Cao Guimarães abren un vacío donde residen sensaciones inauditas. Junto a Peter Pal Pelbart y Gilles Deleuze, la creación artística es pensada (y vivida) como quiebra del automatismo de la percepción, como ventanas a otros modos de encuentro y creación con el mundo.

 

PALABRAS CLAVE: Fotografía;, visualidad; Gilles Deleuze.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas

Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (SP) da linha de pesquisa Arte e Linguagem em Educação e compõe o Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO. E-mail: <alik.wunder@gmail.com>

Referências

ANDUJAR, Cláudia e PERSICHETTI, Simoneta. Cláudia Andujar. São Paulo:Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2008.

ANDUJAR, Cláudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

DANTAS, Luciana. O abrir-se da atenção na experiência da arte. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2013, Belém. Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2013.

DELEUZE, Gilles. Sobre teatro: um manifesto de menos; O esgotado. Rio de Janeiro, Zahar, 2010.

MBEMBE, Achille. Existe um único mundo apenas. In: Videobrasil: geografias em movimento. SESC e FARKAS, Solange Oliveira (concepção), n.9. São Paulo: Edições SESC, 2013.

PEBART, PETER PAL. Imagens do (nosso) tempo. In: FURTADO, Beatriz (org). Imagem contemporânea: cinema, tv, documentário, fotografia, videoarte, games... São Paulo: Hedra, 2009.

PEBART, PETER PAL. O avesso do Niilismo, cartografias do esgotamento. São Paulo: Edições N 1, 2017.

PATRICIO, Moisés. Com 'selfies' da mão, artista questiona racismo e intolerância. Entrevista concedida à BBC Brasil, agosto de 2015. http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150804_salasocial_moises_instagram_cc - (acesso em abril de 2017)

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de janeiro: Contraponto, 2012.

ROLNIK, Suely. Ninguém é deleuziano (1995). Entrevista - site do Núcleo de Estudos da Subjetividade - http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade (acesso em maio de 2015)

WUNDER, Alik; OLIVEIRA DIAS, Susana. Deslizes pelas superfícies do acontecimento fotográfico. Revista de Estudos Universitário, Sorocaba (SP), v. 36, n. 1, p. 157-174, 2010.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

WUNDER, Alik. SENSAÇÕES INAUDITAS, MUNDOS POSSÍVEIS?. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 1, p. 176–199, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p176. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4592. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)