A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE OS CURSOS ONLINE
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p141Mots-clés :
Percepção Discente, Educação Online, Educação SuperiorRésumé
Este artigo propõe a discussão sobre como os alunos ingressantes da graduação presencial estão percebendo a educação online fazendo um breve perfil dos mesmos. A pesquisa baseia-se em um questionário aplicado a 129 alunos ingressantes da graduação presencial, de seis cursos presenciais: Jornalismo, Pedagogia e Direito – Humanas; e Arquitetura, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil - Exatas; da Universidade Federal do Tocantins na cidade de Palmas-TO. Por meio do questionário foi possível conhecer a percepção dos alunos em relação à Educação Online. Trata-se de um estudo exploratório de caso. Pelos resultados apurados, identificou-se que em geral a percepção dos alunos foi negativa, em especial, as percepções quanto ao rigor acadêmico, fraudes e plágio.
PALAVRAS-CHAVE: Percepção Discente; Educação Online; Educação Superior.
ABSTRACT
This article proposes a discussion about how undergraduate students in face-to-face education are perceiving online education by making a brief profile of these students. The research is based on an exploratory case study developed with 129 undergraduate students from six undergraduate programs in Journalism, Pedagogy, Law, Architecture, Electrical Engineering and Civil Engineering at the Tocantins Federal University in Palmas-TO. The methodology was developed through the application and analysis of a questionnaire to the 129 students. Results show that students perception is mostly negative, specially their perceptions regarding academic rigor, fraud and plagiarism.
Téléchargements
Références
AIRES, L. E-Learning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica. RIED v. 19: 1, pp 253-269, 2016.
APA. Dicionário de Psicologia. Porto Alegre, Brasil: Artmed, 2010.
BANDURA, A. Much ado over a faulty conception of perceived self–efficacy grounded in faulty experimentation. Journal of Social and Clinical Psychology, 26/6, 641-658, 2007.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.
CHAGAS, L.; PEDRO, N. Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico. Indagatio Didactica, vol. 6(4), Aveiro, 2014.
COUTINHO, C.; CHAVES, J. O estudo de caso na investigação em Tecnologia Educativa em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, Braga, 15 (1), p. 221-243, 2002.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, 2008.
DAVIDOFF, L. Introdução a Psicologia: São Paulo: Pearson Makron, 2001.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Motivation and education: The self-determination perspective. Educational Psychologist, 325-346, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.
GESSER, V. Novas tecnologias e educação superior: Avanços, desdobramentos, Implicações e Limites para a qualidade da aprendizagem. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 16, p. 23-31, 2012.
HONG, K. S.; LAI, K. W.; HOLTON, D. Student’s satisfaction and perceived learning with a web-based course. Educational Technology; Society, 6(1), 116-124, 2003.
JÚNIOR, J. B. B.; COUTINHO, C. P. Educação on-line: conceitos, metodologias, ferramentas e aplicações. Curitiba, PR: Editora CRV, 2012.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
LAYTON, J. R. No significant difference phenomenon (book review). Educational Technology and Society, 2/3, 5-9, 1999.
MARTINHA, D.; JORGE, I. O Ensino Superior e o alargamento a novos públicos: as percepções dos estudantes sobre os cursos online. Atas do LIC´12 – Lusófona International Congress – 08 a 10 de Novembro, Vila Nova de Gaia, Portugal, 2013.
MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em Saúde (3° ed.). São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1994.
MONTIEL, J. M.; AFFONSO, S. A. B.; RODRIGUES, S. J.; QUINELATO, E. Escala de percepção discente do ensino à distância: estudo de validade. Avaliação Psicológica, 13/3, 359–369, 2014.
MORAN, J. M. A educação a distância, mais focada em pesquisa e colaboração. In FIDALGO, F. (Org.). Educação a Distância: Meios, Atores e Processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, p. 39-51, 2013.
MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In SILVA, M. (Org.), Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p. 39-50, 2003.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II., 15-33, 2015.
SANTOS, E.; WEBER, A. A. Educação Online em tempos de mobilidade e aprendizagem ubíqua: Desafios para as práticas pedagógicas na Cibercultura. Revista EDAPECI, São Cristóvão, 13/2, 168–183, 2013.
SANTOS, F. R. Plágio discente no contexto da educação à distância. VI Seminário Multidisciplinar ENIAC, Vol. 1, N º 6, 7 -26, 2014.
SERAFINI, A. M. S. A autonomia do aluno no contexto da Educação a Distância. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 61-82 jul. / out., 2012.
SILVA, M.; CILENTO, S. A. Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 207-218, 2014.
TIMOTHY, A. J.; CHRISTINE L. J.; SHAW, J. C.; SCOTT, B. A.; RICH, B. L. Self-efficacy and work-related performance: The integral role of individual differences. Journal of Applied Psychology, 92(1), 107-127, 2007.
TREVISOL, N. P.; CRESCÊNCIO, M.; DOMINGUES, M. J. C. S. O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um instituto federal (SC). Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 120-142, 2016.
WOOD, C. Highschool.com. Edutopia Magazine, Abri. Mai, p.32-37, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.