LA IMAGEN DE LA UNIVERSIDAD A TRAVÉS DE LA DIFUSIÓN DEL ENEM: reflexiones sobre la comunicación pública, la representatividad y los estereotipos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a12ptPalabras clave:
Análise visual, Comunicação Pública, Imagem organizacional, Diversidade racial, UniversidadesResumen
El presente estudio consiste en un análisis visual de las campañas publicitarias oficiales de Enem para 2019 y 2020. Esto resalta la preponderancia inequívoca de las personas blancas en la representación publicitaria y demuestra subjetividades como la asociación recurrente de individuos negros con el estereotipo de pobreza y excepcionalidad. Con base en estas ideas, se discute el papel de la publicidad gubernamental en la (des) construcción de la imagen de la Educación Superior y las universidades públicas brasileñas, y se llama la atención sobre el uso posible de la comunicación pública como mecanismo político e ideológico.
Descargas
Citas
AGOSTINI, Renata. MEC cortará verba de universidade por “balbúrdia” e já enquadra UnB, UFF e UFBA. O Estado de S. Paulo [online], São Paulo, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3cD663e>. Acesso em: 30 abr. 2019.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das Universidades Federais - 2018. Uberlândia. Disponível em: <http://bit.ly/2KNOXYf>. Acesso em: 30 maio. 2019.
BOLSONARO, Jair. Entrevista concedida à Rádio Jovem Pan em 8 de abril de 2019 sobre os primeiros 100 dias de governo. YouTube, Canal Os Pingos nos Is, , 2019. Disponível em: <http://bit.ly/2jVuibb>. Acesso em: 24 abr. 2019.
BRASIL. Constituição. 1988. Disponível em: <https://bit.ly/2BiqwkC>. Acesso em: 29 maio. 2020.
BRASIL. Decreto no 6.555, de 8 de setembro de 2008. Disponível em: <https://bit.ly/3dkPldB>. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Instrução Normativa no 2, de 20 de abril de 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2XjBu1L>. Acesso em: 10 jun. 2019.
CARRERA, Fernanda. Raça e privilégios anunciados : ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira. Revista Eptic, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 6–28, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2zLbKSY>
COOPER, Alan. The origin of personas. 2008. Disponível em: <https://bit.ly/3djrgEd>. Acesso em: 25 maio. 2020.
CORRÊA, Laura Guimarães. De corpo presente: o negro na publicidade em revista [dissertação de mestrado]. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: <https://bit.ly/2MbD2EL>
DELGADO, Jeferson. O mundo da universidade por quem é de quebrada. KondZilla, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/34VWMVa>. Acesso em: 24 maio. 2019.
DUARTE, Jorge. Sobre a emergência do(s) conceito(s) de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Ed.). Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011. p. 121–134.
GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. Ed. rev. e ed. São Paulo: EPU, 1998.
HAMBURGER, Polia Lerner. A propaganda como elemento de frustração. Revista de Administração de Empresas, [s. l.], v. 4, n. 10, p. 55–68, 1964. Disponível em: <https://bit.ly/2XfS3eQ>. Acesso em: 29 maio. 2019.
HEADS PROPAGANDA. Todxs? - Uma análise da representatividade na publicidade brasileira (7a onda - dez/2018). [s.l: s.n.].
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://bit.ly/2KJ4AQD>. Acesso em: 28 maio. 2019a.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://bit.ly/2TXO6JY>. Acesso em: 30 maio. 2020b.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.
MARTINS, Carlos Augusto de Miranda e. Racismo Anunciado: o negro e a publicidade no Brasil (1985-2005). 2009. [s. l.], 2009.
Ministro diz que há plantações de maconha em universidades. G1, [s. l.], 2019. Disponível em: <https://glo.bo/3gBWSH6>. Acesso em: 29 maio. 2020.
PASSARELLI, Hugo. “Ideia de universidade para todos não existe”, diz ministro da Educação. Valor Econômico, Brasília, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2zLc8ko>. Acesso em: 7 jun. 2019.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto no 7.379, de 1o de Dezembro de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2ZRUgyN>. Acesso em: 12 maio. 2020.
REVELLA, Adele. Buyer Personas: how to gain insight into your costumer’s expectations, align your marketing strategies, and win more business. [s.l.] : Wiley, 2015.
RIO DE JANEIRO. Lei no 8.334/2019. Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 29 mar. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2yMU8pg>. Acesso em: 27 maio. 2020.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DE REPÚBLICA. Instrução Normativa Secom/SG-PR no 1 de 27 de Julho de 2017. Brasília, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3cp26Tu>
SIMON, Allan. Weintraub: Odeio o termo “povos indígenas”. UOL, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2XLXGkc>. Acesso em: 30 maio. 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.