THE IMAGE OF THE UNIVERSITY THROUGH ENEM DISSEMINATION: reflections on public communication, representativeness and stereotypes
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a12ptKeywords:
Análise visual, Comunicação Pública, Imagem organizacional, Diversidade racial, UniversidadesAbstract
The present study consists of a visual analysis of the official Enem advertising campaigns for 2019 and 2020. This highlights the unequivocal preponderance of white people in advertising representation and demonstrates subjectivities such as the recurrent association of black individuals with the stereotype of poverty and exceptionality. Based on these insights, the role of government advertising in the (de) construction of the image of Higher Education and Brazilian public universities is discussed, and attention is drawn to the possible use of public communication as a political and ideological mechanism.
Downloads
References
AGOSTINI, Renata. MEC cortará verba de universidade por “balbúrdia” e já enquadra UnB, UFF e UFBA. O Estado de S. Paulo [online], São Paulo, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3cD663e>. Acesso em: 30 abr. 2019.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das Universidades Federais - 2018. Uberlândia. Disponível em: <http://bit.ly/2KNOXYf>. Acesso em: 30 maio. 2019.
BOLSONARO, Jair. Entrevista concedida à Rádio Jovem Pan em 8 de abril de 2019 sobre os primeiros 100 dias de governo. YouTube, Canal Os Pingos nos Is, , 2019. Disponível em: <http://bit.ly/2jVuibb>. Acesso em: 24 abr. 2019.
BRASIL. Constituição. 1988. Disponível em: <https://bit.ly/2BiqwkC>. Acesso em: 29 maio. 2020.
BRASIL. Decreto no 6.555, de 8 de setembro de 2008. Disponível em: <https://bit.ly/3dkPldB>. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Instrução Normativa no 2, de 20 de abril de 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2XjBu1L>. Acesso em: 10 jun. 2019.
CARRERA, Fernanda. Raça e privilégios anunciados : ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira. Revista Eptic, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 6–28, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2zLbKSY>
COOPER, Alan. The origin of personas. 2008. Disponível em: <https://bit.ly/3djrgEd>. Acesso em: 25 maio. 2020.
CORRÊA, Laura Guimarães. De corpo presente: o negro na publicidade em revista [dissertação de mestrado]. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: <https://bit.ly/2MbD2EL>
DELGADO, Jeferson. O mundo da universidade por quem é de quebrada. KondZilla, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/34VWMVa>. Acesso em: 24 maio. 2019.
DUARTE, Jorge. Sobre a emergência do(s) conceito(s) de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Ed.). Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011. p. 121–134.
GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. Ed. rev. e ed. São Paulo: EPU, 1998.
HAMBURGER, Polia Lerner. A propaganda como elemento de frustração. Revista de Administração de Empresas, [s. l.], v. 4, n. 10, p. 55–68, 1964. Disponível em: <https://bit.ly/2XfS3eQ>. Acesso em: 29 maio. 2019.
HEADS PROPAGANDA. Todxs? - Uma análise da representatividade na publicidade brasileira (7a onda - dez/2018). [s.l: s.n.].
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://bit.ly/2KJ4AQD>. Acesso em: 28 maio. 2019a.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://bit.ly/2TXO6JY>. Acesso em: 30 maio. 2020b.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.
MARTINS, Carlos Augusto de Miranda e. Racismo Anunciado: o negro e a publicidade no Brasil (1985-2005). 2009. [s. l.], 2009.
Ministro diz que há plantações de maconha em universidades. G1, [s. l.], 2019. Disponível em: <https://glo.bo/3gBWSH6>. Acesso em: 29 maio. 2020.
PASSARELLI, Hugo. “Ideia de universidade para todos não existe”, diz ministro da Educação. Valor Econômico, Brasília, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2zLc8ko>. Acesso em: 7 jun. 2019.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto no 7.379, de 1o de Dezembro de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2ZRUgyN>. Acesso em: 12 maio. 2020.
REVELLA, Adele. Buyer Personas: how to gain insight into your costumer’s expectations, align your marketing strategies, and win more business. [s.l.] : Wiley, 2015.
RIO DE JANEIRO. Lei no 8.334/2019. Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 29 mar. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2yMU8pg>. Acesso em: 27 maio. 2020.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DE REPÚBLICA. Instrução Normativa Secom/SG-PR no 1 de 27 de Julho de 2017. Brasília, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3cp26Tu>
SIMON, Allan. Weintraub: Odeio o termo “povos indígenas”. UOL, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2XLXGkc>. Acesso em: 30 maio. 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.