JORNALISMO, POLÍTICA E CORONELISMO: O USO DO JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE CAPITAL POLÍTICO NAS ELEIÇÕES PARA O GOVERNO DO ESTADO EM 2014
Palavras-chave:
Jornalismo, Eleições, Maranhão, Política, CoronelismoResumo
O artigo explora a relação entre jornalismo e poder a partir da análise da construção do personagem Edson Lobão Filho nas eleições para governador em 2014. O foco da pesquisa que analisou cem edições do jornal (entre 28 de junho e 5 de outubro) é investigar os mecanismos usados na tentativa de construção de capital político para Lobão Filho, então suplente de senador e que jamais havia disputado uma eleição como candidato cabeça de chapa. Os dados analisados mostram que a cobertura do jornal não foi pautada nem pela lógica jornalística (lógica do newsmaking e critérios de noticiabilidade) nem pela lógica midiática (mais ampla, referente à mediatização da sociedade ou processo de submissão dos atores sociais ao formato propício a ocupar espaço na mídia) e sim pela velha e anacrônica lógica política, baseada no coronelismo e no patrimonialismo, característicos do grupo político que o jornal representa.
Referências
Couto, C. A. M. Estado, Mídia e Oligarquia: poder público e meios de comunicação como suporte de um projeto político para o Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2009.
D’ELVOUX, P. C. A trajetória comunicacional de José Sarney. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, 2003.
Esser, F, Strömbäck, J. Mediatization of politics: understanding the transformation of Western democracies. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2014.
Fairclough, N. Media Discourse. New York: St Martin’s Press, 1995.
GANS, Herbert J. Deciding what’s news: a study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek and Time. 25th Anniversary Edition. Illinois: Northwestern University Press: 2004.
GOMES, W. Transformações da política na era da Comunicação de massa, São Paulo, Paulus, 2004.
GRABER, D.; MACQUAIL, D.; NORRIS, P. The Politics of the news, The news of the Politics. 2ed. Washington: CQ Press, 2008.
MANHEIM, J.B. The News Management: institutional approaches and strategies in three western democracies reconsidered. In: GRABER, D.; MACQUAIL, D.; NORRIS, P. The Politics of the news, The news of the Politics. 2ed. Washington: CQ Press, 2008.
Marques de Melo, J. Jornalismo Opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.
MAZZOLENI, G. Media Logic and Party Logic in Campaing Coverage: the Italian general election of 1983. European Journal of Communication. V.2, p.81-103, 1987. Disponível em:
http://www.uk.sagepub.com/mcquail6/Online%20readings/19g%20Van%20Aelst%20et%20al.pdf
MEYER, T., HINCHMAN, L. Media Democracy: how the media colonize politics. Malden: Blackwell Pubblishing, 2002
PATTERSON, T.E. Political Roles of the Journalists. In: GRABER, D.; MACQUAIL, D.; NORRIS, P. The Politics of the news, The news of the Politics. 2ed. Washington: CQ Press, 2008.
PINTO, Pamela Araújo. Mídia e Política no Brasil: Grande Imprensa x Coronelismo Eletrônico. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais. Curitiba: Intercom, 2009. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2867-1.pdf >
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da revista, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, salvo para uso em estudo e pesquisa.